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Economia
23/01/2020 11:00:00

Mais de 36% dos consumidores em Alagoas estão inadimplentes, revela Serasa

Amazonas aparece com o maior percentual de inadimplentes, com 55,7%, segundo os números divulgados


Mais de 36% dos consumidores em Alagoas estão inadimplentes, revela Serasa

A taxa de consumidores inadimplentes em Alagoas atingiu 36,8% em novembro de 2019, segundo levantamento divulgado nessa terça-feira, 21, pela Serasa Experian. De acordo com os dados, o percentual está abaixo da média nacional de 40,9%.  O Amazonas aparece com o maior percentual de inadimplentes, com 55,7%. Em seguida aparecem Roraima (50%), Amapá (49,4% e Mato Grosso (49,3%). Na outra ponta, o Piauí é o estado brasileiro com o menor percentual de inadimplentes, com 33,2%. Em seguida aparecem Rio Grande do Sul, com 34,7%, Santa Catarina (34,8%) e Ceará (35,4%).

Segundo a Serasa Experian, o número de inadimplentes em todo o País se manteve estável em novembro, com 63,8 milhões, com queda de 3,3% no volume total de dívidas atrasadas e negativadas no país. Em novembro de 2018, as dívidas somavam 234,4 milhões, o que representava 3,7 contas por CPF. Já em novembro do ano passado, os compromissos financeiros não pagos caíram para 226,6 milhões, uma relação de 3,5 contas por CPF.

 

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a redução na quantidade de dívidas, em contraponto com a estabilização do número de pessoas inadimplentes no penúltimo mês de 2019, indica que as pessoas começaram a colocar o seu volume de contas atrasadas em dia, ainda que nem todas ao mesmo tempo, principalmente nas últimas ações de feirão de renegociação. "Com a recuperação da economia, devemos ter também a redução no montante de pessoas com dívidas atrasadas nos próximos meses", acredita.

Ele informa ainda que a queda no montante de dívidas foi puxada principalmente pelo setor de Telecom, que apresentou redução de 2,4 pontos percentuais na representatividade das contas atrasadas na análise entre novembro de 2018 e 2019. Serviços apresentou a maior variação (0,8 p.p.), representando 9,4% do total no penúltimo mês do ano anterior. Bancos e Cartões têm a maior representatividade (28,1%) e tiveram variação positiva de 0,6 p.p., a mesma do Varejo no período analisado.

Gazetaweb



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