27/04/2024 12:25:35

Polícia
08/01/2020 07:00:00

Mais de 15 mil inquéritos estão emperrados nas delegacias de Alagoas

Policiais e delegados dizem que falta pessoal para concluir as investigações; já direção da Polícia Civil alega que 'faltam provas'


Mais de 15 mil inquéritos estão emperrados nas delegacias de Alagoas

A maioria dos crimes que acontece em Alagoas não é esclarecida. Só os casos de ampla repercussão, como homicídios rumorosos, chegam à Justiça. A avaliação foi feita por grande parte dos delegados e policiais civis do estado. 

As direções da Associação dos Delegados de Polícia (Adepol) e do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol) confirmam a análise dos colegas e estimam que entre 15 mil e 20 mil inquéritos "amontoam" os arquivos das 143 delegacias e dos 26 Centros Integrados de Segurança Pública (Cisp) por falta de gente para trabalhar nos casos e concluir os inquéritos. 

A direção da Polícia Civil, por sua vez, não revela números de casos parados, mas garante que os delegados e policiais têm metas de conclusão de inquéritos e as cumprem.

O diretor-geral da Polícia Civil, delegado Paulo Cerqueira, negou, inclusive, que haja inquérito parado por falta de efetivo. "A atividade de Polícia Judiciária jamais será comprometida por qualquer motivo, pois a Polícia Civil é imprescindível na estrutura da Segurança Pública", afirmou o diretor-geral da PC.

SINDPOL

Sem desrespeitar a hierarquia que o separa da direção-geral da Polícia Civil, o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário da Silva, afirmou que "entre 15 mil e 20 mil inquéritos estão parados nas delegacias por falta de gente para trabalhar neles. A prioridade é concluir os inquéritos mais rumorosos, principalmente aqueles de homicídio, e atender as cobranças da Justiça e do Ministério Público".

O líder dos policiais civis lembrou que o efetivo de 1.600 agentes e escrivães não é suficiente para atender a demanda das delegacias. "A metade do efetivo está em condição de aposentadoria, ou doente e/ou desmotivada por conta da carga excessiva de trabalho".

Observou que as cidades pequenas, como Santa Luzia do Norte, Tanque D´Arca, entre outras, estão fechadas por falta de policiais e delegados. Por conta disso, tem policiais atendendo entre três a cinco cidades.

"Este tipo de trabalho que provoca fechamento de delegacias é um retrocesso e favorece a impunidade. Não tem gente suficiente para atender a demanda, que só aumenta por conta do empobrecimento da população e da ausência do Estado nas áreas mais vulneráveis dos 102 municípios", avaliou Nazário em conversa com a Gazeta.

Revelou também que os delegados não estão trabalhando mais nos plantões das delegacias nos finais de semana. E, durante a semana, o expediente é de 8h às 13h. "Isto significa que qualquer pessoa que precisar falar, ser orientada ou ser ouvida no inquérito policial e/ou no Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por uma autoridade policial, a partir das 13h, não conseguirá. A partir deste horário não tem mais delegado". Na verdade, isto faz parte da portaria publicada pela delegacia geral, disse o presidente do Sindpol.

Isto acontece porque os delegados tiveram um aumento de 29%. A partir daí passaram a ter vencimentos maiores ou iguais à remuneração do governador, de R$ 24 mil. Alguns delegados antigos chegariam ao salário de até R$ 38 mil. Com o teto redutor salarial ninguém pode ter vencimento maior que o do governador. 

Agora, a categoria tenta ser classificado como carreira de estado e, para pressionar, decidiu suspender o trabalho de plantão nas delegacias, revelou uma fonte da Secretaria de Segurança Pública.

Com o novo horário de trabalho nas delegacias, se houver um flagrante depois das 13 horas, em qualquer município do estado, a Polícia Militar terá de trazer para Maceió o preso, o material apreendido, as testemunhas, vítimas para a Central de Flagrante I, na capital, disse o presidente do Sindpol ao considerar a medida como "absurda" e um retrocesso na política de segurança. "Se hoje a gente tem mais de 15 mil inquéritos parados, agora este número deverá dobrar em curto espaço de tempo", prevê Ricardo Nazário.

Alagoas NT

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News