30/04/2024 07:16:22

12/06/2009 00:00:00

Especiais


Especiais

com gazeta web // colaboração porllane santos

Sexta-feira, 12 de junho, hoje no Brasil, é o dia em que o amor está no ar. Troca de presentes, declarações de amor, surpresas, noites especiais... Tudo é válido quando o assunto é agradar e demonstrar o amor a quem se ama. Há sessenta anos, o Brasil comemora o dia dos namorados e mantém a tradição de presentear, dar cartões, bilhetes, flores, bombons e uma infinidade de opções como um meio de dizer “Eu te amo!”

No país, tudo começou com uma campanha realizada pelo publicitário João Dória, em 1949. Como o período de junho a agosto era a temporada mais fraca para o comércio, o publicitário criou uma campanha sob encomenda da extinta Clipper com o seguinte slogan: “Não é só de beijos que se prova o amor”. A moda pegou e desde então, em 12 de junho, comemora-se o Dia dos Namorados no Brasil, exatamente às vésperas do dia de Santo Antônio, o “santo casamenteiro”.

E há quem seja, de fato, devoto do Santo. A enfermeira Maria Aparecida da Silva Paulino (33) está casada há um ano e meio e atribui a ‘benção’ ao santo casamenteiro. “Eu fiz de tudo: promessas, novena, simpatias, pendurei ele de cabeça para baixo, tudo para conseguir sair da solidão e encontrar minha alma gêmea, até que Santo Antônio ouviu minhas preces e hoje estou casada e com um filho de três meses”, disse Maria Aparecida, afirmando que a devoção a Santo Antônio já é tradição de família.

A enfermeira conta que muitas amigas já riram dela, mas hoje serve de conselheira e distribui até novenas para as amigas que ainda estão “encalhadas”. “Minhas amigas já riram muito de mim, não acreditavam nas simpatias e na devoção a Santo Antônio, mas hoje elas até me pedem a novena que fez com que eu me casasse. Hoje sei que eu jamais viveria sozinha, estou feliz e realizada com meu marido e meu filho” – contou a enfermeira.

A história do dia dos namorados

Mas a verdadeira história do dia dos namorados nasceu há 1700 anos em Roma, ainda no século III. Segundo a lenda, o imperador Cláudius II, preocupado com a guerra e a carência de soldados em sem exército, estava convencido de que os homens, sem esposas nem filhos, tinham melhor desempenho nas batalhas. Seguido deste raciocínio, o imperador ditou uma lei que proibia o casamento, o que levou o Padre São Valentino a desafiá-lo e celebrar cerimônias em segredo. São Valentino foi descoberto, preso e executado no dia 14 de fevereiro, data em que se comemora o dia dos namorados na maior parte do mundo.

Dia dos namorados e o comércio

Como no Brasil, o dia dos namorados não passa de uma data comercial. Os lojistas de Maceió já passaram a comemorar os lucros na semana que antecede o dia dos namorados. Para os lojistas do maior shopping da cidade, a expectativa é repetir os bons índices registrados no dia das mães. “A data é a terceira em importância para o varejo e ninguém deixa a pessoa amada sem presente, por isso acreditamos que o aumento nas vendas será significativo em torno de 10 a 12%”, relatou o diretor da Associação de Lojistas do Iguatemi Maceió, Alexsandro Santos.

E para não deixar os retardatários que deixaram para última hora a compra do presente, o shopping funcionou em horário especial no último domingo (7) e no feriado de ontem (11). De acordo com Alexsandro Santos, foi esperado na semana do dia dos namorados um aumento do fluxo de pessoas de 20% referente ao mesmo período do ano passado, chegando a registrar mais de cem mil pessoas transitando pelos corredores do shopping diariamente, mas o dia em que de fato, houve movimentação e lucro garantido, foi às vésperas.

Sem contrariar a regra dos brasileiros, os alagoanos também deixaram para última hora a compra dos presentes. O estudante Wendel Maykel dos Santos, que namora há duas semanas, não abre mão de seguir a tradição e garante que a crise econômica não interferiu na compra do presente. “Não dá para passar o dia dos namorados sem dar e receber presentes, não existe crise para isto. É muito importante ter uma companhia e eu faço muita questão de cativar a minha” - comentou o estudante.

O mesmo ocorre com Miria Holanda (24), que namora há sete meses e procura uma forma criativa para complementar o presente para o namorado. “Estou escolhendo os últimos preparativos para deixar o presente mais especial, mesmo sabendo que é uma data comercial, faço questão de seguir a tradição. Mas o mais importante é fazer com que os momentos vividos juntos sejam todos especiais” - disse.

Além de vitrines tentadoras, os lojistas investiram ainda em promoções especiais e facilidades no pagamento. “Nossa loja sempre investe em presentes exclusivos para o dia dos namorados, e temos vendido muito bem, melhor até do que no dia das Mães. Temos também investido nas facilidades de pagamento e nas promoções”, disse o gerente de uma loja de caçados, Carlos Henrique Omena.

Para os solteiros

Simpatias

Para arranjar namorado:
Comprar uma pequena imagem de Santo António. Virar o Santo Antônio de cabeça para baixo, dentro de um copo com água, dizendo que o porá de pé quando tiver arranjado namorado.

Para conseguir a pessoa amada:
Logo na manhã do dia 12 de Junho, véspera de Santo Antonio, compre um metro de fita azul, de qualquer largura, e escreva nela o nome completo da pessoa amada. Guarde a fita junto ao seu coraçao. À noite, conte 7 estrelas no céu, e enquanto conta faça um pedido ao santo, para que ele ajude você a conquistar o coração dessa pessoa. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem de Santo Antonio e deixe lá, até conseguir namorar com ele ou com outro de seu agrado.

Para saber o nome do futuro amor:
Deve comprar um facão e, à meia-noite do dia 12 de junho, cravá-lo numa bananeira. O líquido que escorrer da planta deve formará a letra do nome do futuro amor.

Para se casar:
Deve ir a um casamento e dar de presente aos noivos uma imagem de Santo Antônio, a qual terá retirado o Menino Jesus. Após o casamento, pedir no altar para se casar com alguém, seja conhecido ou não. Assim que a graça for alcançada, deve voltar àquela igreja e lá depositar a imagem do Menino Jesus.

Para se casar com o namorado
Peça um lenço ao seu namorado, mas antes limpe os lábios dele com ele. Depois guarde o lenço dele com o seu lenço, atados por um nó bem forte. Guarde entre seus objetos pessoais. Evite encontrá-lo durante três dias. Depois deste tempo desfaça o nó e morda as quatro pontas do lenço dele. Devolva o lenço no primeiro encontro após ter feito isso. Quanto ao seu lenço deixe-o na igreja aos pés de santo Antonio.

Divertimento

Para aqueles que ainda não encontraram a alma gêmea, não precisa se preocupar. A danceteria Cassino Music Bar promove a noite ‘Solteiros Sim, Sozinhos Nunca’, uma iniciativa que tem como objetivo reunir os solteiros de Maceió para uma noite de divertimento e azaração. A regra, segundo o sócio da danceteria, Bruno Menezes é dar diversão aos solteiros. “O dia dos namorados para os solteiros é sempre uma monotonia, e por isto estamos promovendo a festa. Quem sabe até eles não encontram o par perfeito lá?” disse Bruno.

A noite contará com atrações da banda Bora Bora, Los Borachos Enamorados e o DJ Talles Hil.

 
 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 50
Notícias Agora
Google News