30/04/2024 04:17:35

Economia
05/12/2019 21:00:00

Busca por crédito em Alagoas cresce 16% em 2019


Busca por crédito em Alagoas cresce 16% em 2019

Pesquisa divulgada pelo Sebrae, essa semana, revela que o número de empreendedores em busca de empréstimo ou financiamento aumentou significativamente. Em 2019, 18% dos entrevistados em todo o país procurou crédito em instituição bancária; o percentual de crescimento foi de 4% comparado a 2018, a maior média desde 2015, quando a busca por recursos foi de 24%. Alagoas acompanha o crescimento com uma média bem próxima a nacional, de 16%.

Em Alagoas, outro dado importante é comemorado pelo Sebrae. Por aqui, pesquisa revela que o número de empresários em busca de orientação, capacitação, ou consultoria com foco na gestão financeira subiu para 17,61%, em 2019, contra 4,21%, em 2018. O número supera e muito a média nacional que foi de 8,3%, e coloca Alagoas à frente de pares nordestinos como Bahia, Pernambuco e Ceará, além de estados como Minas Gerais e Paraná.

Marcos Alencar, gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae em Alagoas, explica que a grande vitória é que os empreendedores estão investindo mais em educação para gestão financeira antes de buscar empréstimo ou financiamento.

“Esse dado é de grande relevância porque mostra que o empresário está refletindo mais antes de ir em busca de crédito. É preciso ter em mente três questões antes de decidir buscar o empréstimo: qual o objetivo do recurso; tem capacidade de honrar a dívida a ser assumida; e se o empréstimo foi planejado”, afirma Alencar.

Capital de Giro

O estudo sobre o financiamento dos pequenos negócios aponta que a grande maioria dos empresários - 52% - pretende utilizar o recurso solicitado no capital de giro da empresa. Essa opção vem seguida das iniciativas de compra de máquinas e equipamentos e reforma ou ampliação do negócio, ações apontadas igualmente por 35% dos entrevistados.

Em Alagoas, o percentual de empreendedores que apontou o capital de giro da empresa como finalidade do empréstimo é ainda maior que a média nacional, chegando a 58%.

Alencar chama a atenção para esse dado e sugere que os empresários fiquem atentos antes de gerar dívidas para investimento em capital de giro. “É preciso se perguntar: como vou pagar a dívida se o dinheiro não girar? Essa é sem dúvida uma decisão de alto risco”, alerta.

Cartão de Crédito

Seguindo a máxima de consumo do brasileiro, o cartão de crédito também aparece como o queridinho dos pequenos empresários. Quando questionados sobre diferentes opções de acesso ao crédito, 50% afirmam que o cartão de crédito empresarial é o sistema de financiamento mais utilizado, seguido de perto do pagamento de fornecedores a prazo.

A alta taxa de juros aplicada pelos Bancos ainda é a principal dificuldade apontada pelos empresários em todo País na hora de decidir pelo pedido. Em Alagoas, 39% dos entrevistados indica os altos juros como motivo para não buscar acesso ao crédito bancário.

Jornal de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 50
Notícias Agora
Google News