27/04/2024 10:46:24

Saúde
06/11/2019 01:00:00

Programa Mutirão de Cirurgia é lançado pelo governo do Estado na AMA


Programa Mutirão de Cirurgia é lançado pelo governo do Estado na AMA

O governador Renan Filho lançou o Programa Mutirão de Cirurgias, nesta segunda-feira (4), que irá realizar procedimentos cirúrgicos de hérnia, vesícula e mioma em moradores dos 102 municípios alagoanos. Na coletiva, que aconteceu na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o governador explicou que não há como “fazer saúde sem a participação dos prefeitos”. A apresentação contou com o apoio do presidente da AMA, Hugo Wanderley, e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

Na primeira etapa, os municípios precisam fazer a união da Autorização de Internação Hospitalar (AIH), para identificar o paciente e os serviços prestados, com o incentivo oferecido pelo Governo. A partir disso, o paciente será encaminhado às cirurgias eletivas, em hospitais estaduais, municipais e filantrópicos, caso tenha o nome incluído no sistema de cadastro da prefeitura.

“O Governo irá pagar pelo programa nos 102 municípios alagoanos. Neste momento, temos a liberação de realizar 5 mil cirurgias, mas, caso seja exitoso, iremos expandir o mutirão para outros tipos de cirurgias, como uma política pública permanente”, explica o governador, Renan Filho, que pediu ajuda dos prefeitos no desenvolvimento do projeto. “Nosso investimento é de mais de 10 milhões de reais. Fazendo uma conta básica, para cada cirurgia, 2 mil reais é o incentivo do governo, fora a participação do município com o AIH. É algo significativo para reduzir as filas”.

No programa, os pacientes serão encaminhados para cirurgia pelas unidades de saúde dos municípios e, a partir da busca ativa, também terão acesso ao fornecimento de medicamento pós-operatório e consulta de retorno. “O Mutirão de Cirurgias, que é inédito, será um suporte para as dificuldades do Sistema Único de Saúde. O Estado irá capacitar os técnicos para reduzir as filas nos hospitais, que são enormes, e suprir as demandas de pedidos a partir do cadastro na prefeitura”, explica o presidente da AMA, Hugo Wanderley.

Segundo o projeto, serão montados centros de triagem nos municípios de Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Coruripe, São Miguel dos Campos, Pilar, União dos Palmares, Porto Calvo e Maceió (Hospital da Mulher). Já as cirurgias serão realizadas em Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Pilar, Maceió, União dos Palmares e Murici. O secretário Alexandre Ayres explicou que esse é o pensamento inicial, mas se tiver um município com interesse e um hospital com condições legais de recepcionar as cirurgias basta demonstrar interesse.

“A ideia é que a gente possa diminuir as demandas, precisamos de várias mulheres que precisam fazer cirurgia de mioma, vários cidadãos de pedra na vesícula e hérnia. Todas as cirurgias de mioma serão realizadas no Hospital da Mulher e o restante em hospitais descentralizados em suas regiões. Queremos iniciar em dezembro e a previsão é finalizar as 5 mil cirurgias em junho”, afirmou o secretário.

A presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Izabelle Pereira, esteve presente no lançamento e reforçou a importância dos prefeitos e secretários de saúde para o sucesso do projeto. “Parabenizo o governo por descentralizar as cirurgias e atender todas regiões. Sabemos como é difícil manter a estrutura de um grande hospital, levando as demandas para eles vai auxiliar nas administrações”, afirmou Izabelle.

Ascom AMA

Correio de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News