27/04/2024 15:45:18

Alagoas
30/10/2019 19:00:00

Blitz motiva alunos da rede estadual para a prova do Saeb, que vai até 1º de novembro


Blitz motiva alunos da rede estadual para a prova do Saeb, que vai até 1º de novembro

Numa grande corrente que abrange todo o estado, as redes públicas estadual e municipais seguem mobilizando as escolas para participação na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019, cuja aplicação teve início na última segunda-feira (21) e prossegue até 1º de novembro em todo o país. A prova, que será aplicada com turmas do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3a série do ensino médio, tem como objetivo avaliar a Educação Básica do país e será um dos componentes para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Segundo dados da organização da Prova Saeb em Alagoas, 113.885 estudantes de 1945 escolas das redes estadual, privada, federal e municipais participam da prova no estado.

Nessa quarta-feira (23), às vésperas de iniciarem suas avaliações, estudantes das escolas estaduais Rosalvo Ribeiro, em Bebedouro, e Maria Amália, em Fernão Velho, receberam a blitz promovida pelo Grupo do Núcleo Estratégico de Acompanhamento Pedagógico (NEAP), da Superintendência de Políticas Educacionais da Seduc e 13ª Gere, acompanhados das gerentes do Núcleo, Jacielma Pereira, e da gere, Taciana Gomes.

“Temos ido em todas as escolas, acompanhando os últimos detalhes antes da aplicação da prova, e temos nos surpreendido com as ações promovidas: algumas fizeram paródias, outras grito de guerra; uma fez o mascote “saebinho”; na outra os alunos com as metas na ponta da língua. Cada uma mais linda do que a outra”, avalia Jacielma.

A gerente da 13a Gere, Taciana Gomes, fala da mobilização em sua regional, que compreende a Alta Maceió, Bebedouro, Chã da Jaqueira e o Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa). “Pela 13ª Gere, nossas 55 escolas serão avaliadas e mereceram nossa atenção. Aqui na Rosalvo Ribeiro serão dois dias, amanhã e sexta-feira, com fundamental II e ensino médio, e na próxima semana, a Maria Amália, da terça à sexta-feira (1), apenas fundamental I e II”, explica Taciana.

Escolas na expectativa – Num clima de grande expectativa, as comunidades aguardam ansiosas o dia da prova. É o que revela a gestora geral da Rosalvo Ribeiro, Elaine Soares, e os alunos Ryan Henrique, da 3ª série do ensino médio, e Maria Beatriz Batista, do 9º ano Fundamental.

“Já tinha participado antes e achei muito bom. Nos preparamos desde o início do ano para este dia, por ser uma prova importante. Estou tranquila e segura”, garante Beatriz. “Foram muitas atividades durante o ano, bem dinâmico, com aulões, simulados. Amanhã estaremos todos aqui”, afirma Ryan.

A gestora Elaine fala da expectativa em relação à avaliação. “Aqui, 91 estudantes dos 9º anos e 3ª séries são aguardados para a prova. Para isto, fizemos reuniões também com os pais, professores e funcionários administrativos, estamos contando com todo mundo. Nosso grupo, nossa escola está toda mobilizada”, revela.

Repoórter Maceió



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News