27/04/2024 16:23:48

Saúde
03/09/2019 13:30:00

Defensoria quer que Estado acompanhe pacientes que tentaram suicídio


Defensoria quer que Estado acompanhe pacientes que tentaram suicídio

O coordenador do Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos, defensor público Fabrício Leão Souto, vistoriou o Hospital Geral do Estado (HGE), na última sexta-feira, 30, para avaliar a situação do fluxo de transferências dos pacientes diagnosticados com câncer e a assistência prestada às pessoas que dão entrada na unidade de saúde após tentativa de suicídio. Na oportunidade, o defensor público inspecionou a estrutura física de todas as áreas e alas do hospital. 

De acordo com o defensor, foi constatada falta de integração e comunicação entre o HGE e a Rede Municipal de Atenção à Saúde Psicossocial no atendimento prestado aos pacientes que tentaram suicídio. Conforme informações do setor de psicologia do Hospital Geral, é necessário que o paciente continue sendo acompanhado por profissionais da área de psicologia, após a alta do hospital e, para isso, seria necessário que ele saísse da unidade de saúde com o encaminhamento e agendamento para o atendimento psicológico prestado pela rede municipal de saúde.

A Defensoria Pública convocará reunião entre o Estado e a Regulação Municipal de Saúde de Maceió, a fim de estabelecer a integração entre o hospital e a rede, e garantir o acompanhamento contínuo aos pacientes.

Oncologia

Já na área de oncologia, foi verificado que os hospitais sediados no interior alagoano, que poderiam solicitar a internação dos pacientes com câncer em Centros de Referência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacons) e Unidades de Assistência de Alta Complexidade (Unacons), tem os encaminhado para o HGE, que não possui área de atendimento oncológico. As transferências aos centros também foi tratada na ocasião.

O defensor trabalhará para viabilizar a articulação entre os setores de regulação das secretarias municipais e estadual de saúde, para que seja estabelecido fluxo de transferências das pessoas com câncer procedentes do interior diretamente aos centros especializados em oncologia.

Tnh1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News