29/04/2024 11:15:48

Política
04/08/2019 18:00:00

Marcos Cintra diz estar surpreso com suspeita lançada contra a Receita


Marcos Cintra diz estar surpreso com suspeita lançada contra a Receita

O secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, se pronunciou na tarde deste sábado (3) pelo Twitter sobre a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que pediu que o órgão detalhe os números dos processos abertos nos últimos cinco anos relacionados a fiscalizações que envolvam autoridades e ex-autoridades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário e também de seus cônjuges e dependentes. O pedido foi feito pelo Ministério Público. "Acabo de receber pedido de enorme volume de informações à Receita Federal, agora vindo do TCU. Repito o que disse ainda hoje em relação ao STF: estou surpreso com as suspeitas lançadas contra a RFB, instituição que sempre buscou lisura e impessoalidade em suas ações", disse. 

Ainda na segunda-feira (29), o ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão de qualquer investigação em curso na Receita Federal  envolvendo 133 contribuintes por indícios de irregularidades e afastou temporariamente dois servidores da Receita, por ‘indevida quebra de sigilo’. A apuração da Receita incluiu, os nomes das mulheres dos ministros do STF Dias Toffoli e Gilmar Mendes. Mais cedo, Cintra já havia dito pelo Twitter que a decisão do STF ‘obviamente’ será cumprida pelo Fisco. “A instituição tem mais de 25 mil servidores pautados pela lisura e impessoalidade. Casos isolados de desvio de finalidade sempre tiveram, e continuarão tendo, apuração rigorosa e punição exemplar”. 

O documento assinado nesta sexta-feira (2) pelo ministro Bruno Dantas, abrange presidentes da República, deputados federais, senadores, além de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Dantas, a decisão visa apurar indícios de irregularidades praticadas na Receita, como possível desvio de finalidade dos auditores, com uso de recursos públicos. O ministro especificou que a Receita informe ao TCU “os números dos processos relacionados à fiscalização de agentes públicos federais bem como as respectivas matrículas de todos os servidores do referido órgão que acessaram as informações constantes desses processos fiscais”. 

O TCU requisitou também a remessa, no mesmo prazo, de nome e matrícula dos servidores da Receita “formalmente designados para atuar nos processos de fiscalização” que estão na mira da Corte e do STF, e de todos os funcionários que, “independentemente de vínculo formalizado aos processos de fiscalização”, acessaram informações de autoridades.

MSN



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 47
Notícias Agora
Google News