30/04/2024 15:13:46

Atualidade
30/06/2019 11:00:00

Grande eclipse sul-americano, o evento astronômico do ano

No próximo dia 2 acontecerá o o único eclipse total do Sol observável no mundo em 2019


Grande eclipse sul-americano, o evento astronômico do ano
Ilustração

Em 31 de julho de 1543, por volta do meio-dia, o Sol morreu. O céu do Tawantinsuyu — o império inca — vestiu-se de negro, e os habitantes da região andina ao norte do atual Chile interpretaram isso como sinal de uma catástrofe iminente: em seu sistema de crenças, esse fenômeno astronômico, ao qual chamavam de intimtutayan, era entendido como uma irritação de Inti, o deus do sol, por alguma ofensa cometida contra ele.

O obscurecimento em pleno dia era temido: além de ser visto como a expressão da tristeza de uma das deidades mais veneradas no panteão incaico, implicava a morte do astro e pressagiava grandes calamidades.

Tal espetáculo, registrou o cronista Pedro Pizarro em sua Relação do Descobrimento e Conquista dos Reino do Peru (1571), teve uma consequência direta: assim que a Lua se interpôs entre a Terra e o Sol, um grupo de indígenas se negou rotundamente a revelar ao conquistador espanhol Lucas Martínez Vegaso a localização exata das ricas minas de prata da região. “Seus feiticeiros lhes diziam que morreriam todos e lhes secariam suas terras se as descobrissem”, escreveu Pizarro. “Lucas Martínez os incentivou, dizendo-lhes que temessem, que seus feiticeiros não diziam a verdade. Mas os índios lhe disseram que o Sol se zangou e por isso havia parado daquela maneira.”

Não se sabe o que ocorreu com esses indivíduos, mas o fato é que aquela mistura de assombro, temor e fascinação perante eventos desse tipo, tão incontroláveis quanto deslumbrantes, perdura desde então e voltará a se ativar na próxima terça-feira, 2 de julho, quando se repetir este balé cósmico que já é conhecido como o “grande eclipse sul-americano”.

Ilustração da crônica de Marti?n de Muru?a que mostra o inca Pachacu?tec e o deus do sol, Inti.
Ilustração da crônica de Marti?n de Muru?a que mostra o inca Pachacu?tec e o deus do sol, Inti.

Será o evento astronômico do ano: o único eclipse total do Sol observável no mundo em 2019. Durante a tarde, uma faixa de escuridão — ou umbra, momento de maior sombra em um eclipse — percorrerá diagonalmente a América do Sul, do oeste para leste: passará às 16h38 (hora local) pelas regiões de Atacama e Coquimbo (Chile); e a partir das 17h40 (hora local) pelas províncias argentinas de San Juan, La Rioja, San Luis, Córdoba, Santa Fe e norte de Buenos Aires e também pelo Uruguai até perder-se no Atlântico.

“Observar um eclipse pode se transformar em um evento social e em uma vivência compartilhada, da qual todas as testemunhas conservarão uma lembrança que as acompanhará pelo resto de suas vidas”, diz a astrônoma Mariela Corti, do Instituto Argentino de Radioastronomia (Conicet). “Trata-se de um evento da natureza ante o qual só podemos ser observadores. É completamente impossível para nós evitá-lo: o ser humano pode sentir uma impotência absoluta diante do seu desenvolvimento. Os eclipses são completamente independentes das decisões que tomamos e de nossas ações”, acrescenta.

Céus antigos

Em 1887 o astrônomo austríaco Theodor von Oppolzer realizou uma tarefa titânica: compilou, em seu Canon der Finsternisse (“cânone dos eclipses”), mais de 13.000 eclipses (8.000 solares e 5.200 lunares) que aconteceram e acontecerão entre os anos 1207 a.C. e 2161.

“Trata-se de um evento da natureza perante o qual só podemos ser observadores. É completamente impossível evitá-lo: o ser humano pode sentir uma impotência absoluta perante seu desenrolar”

Entre eles figura aquele eclipse do Sol em 31 de julho de 1543. Também o de 9 de junho de 1592, que foi visto na cidade chilena de La Serena, do qual, embora não haja registros escritos da época, sabe-se que durou 3 minutos e 54 segundos.

O eclipse solar de 16 de abril de 1893, por outro lado, foi observado por três expedições científicas: uma chilena do Observatório Astronômico Nacional da Universidade do Chile e dois dos Estados Unidos (Observatório Lick e Harvard).

Do outro lado da cordilheira dos Andes, no atual território argentino, em 28 de setembro de 1810 se observou o primeiro eclipse de Sol logo depois da Revolução de Maio. Como recorda o engenheiro e historiador da astronomia Santiago Paolantonio, o italiano Octavio Fabrizio Mossotti foi o primeiro astrônomo profissional a atuar no país e realizou várias observações na década de 1830. “Alto, ruivo e de olhos azuis, tinha um interesse especial: o céu”, descreve o historiador Daniel Balmaceda em seu livro Estrellas del Pasado. “Registrou um eclipse de Sol em 20 de janeiro de 1833 e um da Lua em 15 de dezembro de 1834. Também relatou o trânsito de Mercúrio diante do Sol, em 5 de maio de 1832, para inveja de seus colegas na Europa, que tiveram uma jornada de nuvens e o perderam”.

Os eclipses — do grego ékleipsi, que significa abandono — só começaram a perder seu mistério no século XX, quando levas de cientistas o livraram do seu halo de portador de maus augúrios e se propuseram a espremer cada dado resultante de sua observação. Em 12 de novembro de 1966, por exemplo, na província de Salta, no norte argentino, pesquisadores locais, franceses e norte-americanos lançaram a chamada Operação Orion-Eclipse, com 17 foguetes-sonda a fim de estudar erupções solares, radiações de ondas e tormentas visíveis na coroa do sol.

Convite à sombra

Há várias circunstâncias que tornam o Grande Eclipse Sul-Americano tão especial: para começar, completam-se cem anos do eclipse histórico de 1919, durante o qual foram verificadas as previsões da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, em especial como a gravidade deforma o espaço e o tempo. Também se trata de uma nova oportunidade para todos aqueles que se perderam o chamado “Grande Eclipse Norte-Americano” de 21 de agosto de 2017, que mobilizou os Estados Unidos.

Em seu livro Eclipse: History, Science, Awe, o escritor Bryan Brewer menciona que parte da mística dos eclipses solares totais se deve à sua raridade geográfica. Um eclipse total do Sol é visto em um mesmo lugar em média uma vez a cada 375 anos. “Embora os eclipses tenham uma frequência média de dois por ano no mundo, nem sempre podem ser observados do lugar geográfico onde estamos”, diz a astrônoma Georgina Coldwell, que compila no site Totalidad.com.ar, da Associação Argentina de Astronomia, todas as atividades e palestras em torno da data.

As pequenas cidades no caminho do eclipse experimentarão uma onda turística sem precedentes. Milhares de pessoas provenientes de todo o mundo — curiosos ocasionais e caçadores profissionais de eclipses — procurarão se banhar de escuridão. “A capacidade hoteleira desde julho do ano passado está quase esgotada”, afirma María Eugenia Varela, diretora do Instituto de Ciências Astronômicas da Terra e do Espaço (Conicet/Universidade Nacional de San Juan).

Dentro da estreita zona de onde se observará a totalidade do eclipse, o único local turístico com capacidade hoteleira na Argentina é Villa de Merlo, na província de San Luis. “Um contingente de japoneses nos visitará para esse evento tão espetacular”, conta, entusiasmado, Gastón Mendoza Vieran, diretor do planetário local.

Durante a tarde uma faixa de escuridão -ou umbra, momento de maior sombra em um eclipse – percorrerá diagonalmente a América do Sul, de oeste para leste

Outra avalanche de turistas, procedentes da Finlândia, se instalará em La Serena, Chile. “Para muitos será seu primeiro eclipse”, conta o jornalista científico Jari Makinen, organizador deste tour astronômico. “Em geral, procuram uma experiência extraordinária. Aproveitaremos e visitaremos também o deserto do Atacama, e lá o Very Largue Telescope e o observatório astronômico ALMA.”

O eclipse coincide, além disso, com a celebração dos 50 anos do Observatório Europeu Austral (ESO), no Chile, país considerado o epicentro da astronomia mundial: atualmente, por sua geografia e seus céus limpos — uma média anual de 280 a 300 noites sem nuvens no norte — concentra 40% dos observatórios do planeta.

Como quem assiste a um concerto, os que planejam presenciar esse impactante espetáculo natural vivem a expectativa desde meses antes do momento em que a Lua engolirá o Sol. Quando esse momento chegar, as flores se fecharão, os animais andarão desorientados, a temperatura baixará, os cães latirão, e o dia vai virar noite.

Absolutamente todos elevarão os olhos para o céu, e durante breves segundos experimentarão a transcendência: uma magnífica demonstração do que acontece quando os objetos celestes se alinham.

El País



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 51
Notícias Agora
Google News