29/04/2024 12:46:41

Alagoas
24/06/2019 13:00:00

Governo estadual se opõe à instalação de usina nuclear no sertão de Pernambuco


Governo estadual se opõe à instalação de usina nuclear no sertão de Pernambuco
Ilustração

Pernambuco, em nenhuma hipótese, terá usinas nucleares enquanto Paulo Câmara (PSB) for governador. O Diario de Pernambuco teve acesso a fontes do governo do estado de que esta é a posição definitiva do atual ocupante do Campo das Princesas.

Para que possa existir um projeto de geração nuclear o governo do estado tem o poder de autorizar ou não a implantação de qualquer unidade de produção. E no caso o atual governador de Pernambuco decidiu que não vai dar esta autorização. Assim, a tentativa do deputado federal Daniel Coelho (PPS) de alimentar uma polêmica está inteiramente esvaziada. Esse é um tema agora fora de discussão no território pernambucano. Existiram estudos para implantar um centro de energia nuclear no município de Itacuruba, Sertão de Itaparica. Mas, segundo apurou o Diario, esses estudos não têm mais utilidade, diante da decisão do governo de rejeitar qualquer produto para implantação de uma usina com essas características no estado.

A principal vantagem da energia nuclear é a não utilização de combustíveis fósseis. Considerada como vilã no passado, a energia nuclear passou gradativamente a ser defendida por ecologistas de nome por não gerarem gases de efeito estufa. Houve inclusive um movimento mundial chamado Ambientalistas pela Energia Nuclear (EFN- Environmentalists for Nuclear Energy), que criou uma organização sem fins lucrativos pró-energia nuclear que visa fornecer informações completas e diretas ao público sobre energia e meio ambiente. Também promove os benefícios da energia nuclear para um mundo mais limpo e visa unir as pessoas em favor da energia nuclear limpa. O site da organização afirma que a oposição ambiental à energia nuclear é o “maior equívoco do século”.  O EFN é financiado pelos membros e doações de seus membros.

O EFN foi iniciado por Bruno Comby em 1996 após a publicação de seu livro Environmentalists For Nuclear Energy. A EFN reúne mais de 10.000 membros e apoiadores, com correspondentes em diversas partes do mundo e uma rede de organizações afiliadas em mais de 60 países. Ele objetiva informar o público sobre energia e meio ambiente. Patrick Moore, co-fundador do Greenpeace em 1971, e James Lovelock, autor da teoria de Gaia e considerado o fundador histórico do pensamento ambiental, são apoiantes do grupo. Estes ecologistas defendem uma virada radical em direção à energia nuclear como forma de combater o aquecimento global. Argumentam que particularmente áreas contaminadas por acidentes nucleares como a região de Chernobyl se tornem parques ecológicos perfeitos com natureza plena e selvagem.

SAIBA MAIS

Debate aponta riscos de usina nuclear no Sertão de Pernambuco


Em comparação com a geração hidrelétrica, a geração a partir da energia nuclear apresenta a vantagem de não necessitar de gerar o alagamento de grandes áreas para a formação dos lagos de reservatórios, evitando assim a perda de áreas de reservas naturais ou de terras agriculturáveis, bem como a remoção de comunidades inteiras das áreas que são alagadas. Outra vantagem da energia nuclear em relação à geração hidrelétrica é o fato de que ela é imune às alterações climáticas futuras que porventura possam trazer alterações ao regime de chuvas.

Ranking
A França é o país com a maior relevância da energia nuclear, que é responsável por mais de 70% de toda a energia elétrica produzida no território francês. Há 58 reatores nucleares em funcionamento naquele país. Vale citar alguns exemplos da participação da energia nuclear na geração de eletricidade: Estados Unidos 20%, Suíça 33,4%, Suécia 39,6%,  Bélgica 49,9%, enquanto no Brasil é um pouco mais de 2%.

A energia elétrica gerada por uma fonte nuclear é obtida a partir do calor da reação do urânio. A queima do combustível produz calor que ferve a água de uma caldeira transformando-a em vapor. O vapor movimenta uma turbina que dá partida a um gerador elétrico que produz a eletricidade. A fissão nuclear do urânio é a principal aplicação civil da energia nuclear. É usada em 451 reatores distribuídos em centenas de centrais nucleares em todo o mundo.

O número de usinas nucleares cresce em todo o mundo, principalmente em países como a China que está neste momento construindo 19 delas. Mas até os Emirados Árabes, um dos países mais ricos em reservas de petróleo no mundo, está construindo 4 reatores nucleares. Atualmente, a maior usina nuclear em funcionamento no mundo é a Central Nuclear de Bruce no Canadá, com potência de 6.383 MW e produção anual de energia elétrica de 47,63 GWh, equivalente a duas vezes a Usina Hidroelétrica de Xingó.

Acidentes
O primeiro acidente nuclear foi em 1979 na usina Three Mile Island perto de Harrisburg, Pensilvânia, Estados Unidos. Ele levou à destruição completa do reator e ao vazamento de substâncias radioativas no dia 28 de março de 1979 (nível 5 na escala Ines). Sem mortos ou feridos. O segundo acidente ocorreu em 1986 no reator da Usina Nuclear de Chernobyl na Ucrânia e contaminou radioativamente uma área de aproximadamente 150.000 km2 (correspondente a uma vez e meia o território de Pernambuco. Desses 4.300 km2 possuem acesso interditado indefinidamente. Houve entre 31 e 54 mortos. O último acidente aconteceu em 2011 na Central Nuclear de Fukushima I, no Japão, e foi causado pelo derretimento de três dos seis reatores nucleares da usina. A falha ocorreu porque a usina foi atingida por um tsunami provocado por um maremoto de magnitude 8,7 na escala Richter. Houve 1.368 mortos relacionados ao desastre.

Diário de Pernambuco



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 47
Notícias Agora
Google News