28/04/2024 19:42:18

Cidades
04/04/2019 18:00:00

Empresário afirma que Frigovale não faz outra coisa a não ser lesar e roubar os marchantes


Empresário afirma que Frigovale não faz outra coisa a não ser lesar e roubar os marchantes

Redação com Assessoria

Com faixas e cartazes protestando contra as medidas da Frigovale de ficar com grande parte dos animais abatidos no frigorífico e de não respeitar o contrato firmado entre a empresa e os marchantes, representantes da categoria participaram, na noite dessa terça-feira (2), de uma tribuna livre para discutir o assunto. O debate que teve início logo após a sessão ordinária da Casa Herbene Melo se prolongou até a madrugada desta quarta-feira (3).

A proposta da tribuna livre foi feita após requerimento do vereador Pablo Fênix, que solicitou à prefeitura de Arapiraca cópias do contrato de concenssão entre a empresa e a administração municipal em razão das graves denúncias contra a Frigovale, que vão desde o mau cheiro no Conjunto Residencial Brisa do Lago até o desvio de grande parte do abate, conforme denunciaram os próprios marchantes durante a tribuna livre. 

Se posicionaram 

O empresário Carlos Albuquerque, do açougue do Pedrão, um dos representantes dos marchantes, foi claro ao afirmar categoricamente que a Frigovale estaria roubando os marchantes e pediu uma providência urgente das autoridades presentes. Segundo ele, os trabalhadores estão tendo um grande prejuízo em detrimento de uma empresa que não pensa em outra coisa a não ser lesar os trabalhadores.

O representante da Adeal lamentou que os marchantes estejam sendo perseguidos pela Frigovale e garantiu que vai continuar dando total apoio a eles, além de parabenizar o Poder Legislativo pela realização da tribuna livre. Ele também lamentou a ausência de representantes da administração municipal e enfatizou a importância da Frigovale na economia de Arapiraca, porém deixou claro que é preciso respeitar os trabalhadores que são pais de famílias.

O Defensor Público Marcos Antônio da Silva Freire disse que o órgão não tem partido, mas trabalha em defesa daquele que não pode constitur um advogado e esse papel está fazendo. Ele confirmou o mau cheiro. Inclusive uma moradora do Brisa do Lago disse que na escola alunos e professores estariam usando máscaras para evitar problemas respiratórios. 

O representante da Cooperativa dos Machantes de Alagoas, Marlos dos Santos, também criticou duramente as ações da Frigovale. "A empresa só pensar em lucrar e deixam de lado os marchantes, os principais responsáveis pelo sucesso da mesma", afirmou. “Quando eu abrir esta pasta aqui os senhores vereadores vão ficar estarrecidos com o número de denúncias graves contra esta empresa”, completou.  

Vereadores 

Dos 17 vereadores, compareceram 16. Todos que usaram a tribuna se mostraram indignados com a tranquilidade do diretor da Frigovale, que em nenhum momento se mostrou constrangido com as críticas atribuidas a empresa. 

O desconforto maior entre os parlamentares aconteceu no momento em que o diretor da Frigovale, Jailson Gomes, mostrou aos parlamentares dois documentos, um que atestava que ele teria sido destituído da direção da empresa, por dois sócios, e outro que lhe dava o direito de permancer no comando da Frigovale através de uma liminar da justiça.

Ao final da tribuna livre, o presidente Jário Barros, garantiu que a documentação requerida pelo vereador Pablo Fênix à Prefeitura de Arapiraca vai ser analisada e avaliada pelo jurídico da Câmara em caráter de úrgência. 

Nos próximos dias será realizada uma audiência pública com a presença do Ministério Público Estadual, Ima, Adeal, Prefeitura de Arapiraca, OAB, entre outras entidades. 

Diário de Arapiraca



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 45
Notícias Agora
Google News