28/04/2024 20:10:56

Polícia
14/03/2019 07:45:00

Empresários e ex-gestores fraudavam licitações, diz PF


Empresários e ex-gestores fraudavam licitações, diz PF

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 13, a fase ostensiva da Operação Baldroca”, com o apoio da Controladoria Geral da União – CGU e da Receita Federal -, objetivando desarticular grupo criminoso responsável por fraudes licitatórias no município de Santa Luzia do Norte.

Empresários donos de postos de combustíveis, ex-gestores e servidores públicos fazem parte do grupo criminoso responsável pelas fraudes. O esquema foi realizado durante o ano de 2017, durante gestão do ex-prefeito Edson Mateus e do ex-vice José Ailton do Nascimento.

Durante a investigação, verificou-se a dispensa irregular de licitação e de certame licitatório para fornecimento de combustíveis com direcionamento de contratação e de sobrepreço. O nome dos outros envolvidos não foram divulgados.

O rombo nos cofres públicos chegou a R$ 1 milhão. As penas dos crimes investigados dizem respeito aos artigos 89 e 90, da Lei nº 8666/93, ao artigo 1º, I, do Decreto-Lei nº 201/67 e ao artigo 288, do Código Penal Brasileiro, e podem chegar a 24 anos de reclusão.

Em entrevista à Tv Gazeta na tarde desta quarta-feira, 12, o delegado Jorge Eduardo afirmou que o gerente de um posto foi preso durante a operação Baldroca porque estava portando uma arma ilegalmente.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo 3 em Maceió, um em Satuba, um em Santa Luzia do Norte, e um em Bom Conselho/PE, todos expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal, em razão de representação da autoridade policial no curso das investigações. 

O trabalho policial contou com a participação de 35 policiais federais, de dois servidores da CGU e dois servidores da Receita Federal do Brasil. O termo “Baldroca” significa embuste, trapaça. As apreensões decorrentes desta operação serão devidamente processadas e juntadas ao Inquérito Policial que está em andamento na Polícia Federal em Alagoas. 

Extra Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 45
Notícias Agora
Google News