29/04/2024 22:04:57

Governo
12/03/2019 09:30:00

Renan Filho empossa Ronaldo Lessa nesta terça-feira


Renan Filho empossa Ronaldo Lessa nesta terça-feira

Nesta terça-feira (12), o ex-deputado federal Ronaldo Lessa toma posse como secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura. A solenidade acontece às 10h, no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió. Antes, quem conduzia a pasta era Carlos Henrique de Amorim Soares. O governador Renan Filho (MDB) conduz o evento, que deve reunir diversas autoridades políticas.

Carreira

Formado pela Universidade Federal de Alagoas, Ronaldo Lessa trabalhou em obras como a reforma da Refinaria de Duque de Caxias, do terminal marítimo da baía de Ilha Grande, do Metrô do Rio de Janeiro e da Ponte Rio-Niterói. Foi ainda presidente da Federação Alagoana de Desporto Universitário (FADU), de 1969 a 1971.

Iniciou a carreira política em 1982, quando foi eleito deputado estadual em Alagoas pelo PMDB. Candidatou-se ao governo do Estado em 1986, ficando em terceiro lugar. Elege-se prefeito de Maceió em 1992 e, em 1996, apoia e elege Kátia Born como sua sucessora. Em 1998, já filiado ao PSB, torna-se governador de Alagoas, eleito ainda em primeiro turno, reelegendo-se em 2002 ao vencer o ex-Presidente da República Fernando Collor de Mello.

Em fevereiro de 2005 adere ao PDT, pelo qual disputaria a eleição de 2006 ao Senado Federal. Desta vez acabaria derrotado por Collor. Nas eleições de 2010 disputa novamente o governo alagoano, onde alcança o segundo turno mas é derrotado por Teotônio Vilela Filho. Nas eleições de 2012, Ronaldo disputou a prefeitura de Maceió, mas teve sua candidatura negada. O candidato Rui Palmeira venceu no primeiro turno.

Em março de 2016 deixou a coordenação da bancada alagoana na Câmara dos Deputados por motivos de saúde. O parlamentar informou estar sofrendo com uma cefaleia, motivo pelo qual já se encontrava em licença médica do mandato de deputado desde janeiro. Retomou o cargo na Câmara final do mês de Março e a coordenação da bancada no início de abril.

Em 2018, foi novamente candidato a deputado federal pelo PDT, mas não conseguiu ser reeleito. Ficou como primeiro suplente de sua coligação, com 55.474 votos.

Folha de Alagoas - Redação



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 50
Notícias Agora
Google News