28/04/2024 17:04:24

Geral
01/03/2019 12:30:00

Alagoas é referência no cadastramento biométrico no sistema prisional


Alagoas é referência no cadastramento biométrico no sistema prisional

Os gestores da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) participaram da reunião conjunta entre o Conselho Nacional de Justiça e o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário para discutir questões referentes ao projeto de Cadastro Biométrico no Sistema Prisional de Alagoas. Na terça-feira (26), a equipe de trabalho visitou o Complexo Penitenciário e o Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano.

Para o gestor da Seris, tenente-coronel PM Marcos Henrique do Carmo, a proposta é expandir nacionalmente a ferramenta. “O projeto que o CNJ está querendo aplicar em todo o Brasil, Alagoas já saiu na frente, através da Seris e o Tribunal de Justiça, com as coletas biométricas dos reeducandos das unidades prisionais, tanto no agreste, como na capital. Já estamos com a experiência sedimentada e o CNJ veio buscar essa informação, já que alagoas está com êxito nesse processo”, disse.

Marcus Rito, coordenador de Biometria e Documentação Civil do Projeto Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/CNJ), explica que foi a primeira experiência da equipe em campo e destacou a atuação de Alagoas no processo.

“O objetivo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é mapear as atividades referentes à biometria, saber como está sendo realizada, para que a gente possa utilizar como experiência para montar uma ação maior em âmbito nacional. A ideia é realizar a coleta biométrica de todos os presos do País e depois trazer meios para que o sistema de justiça criminal, por meio do Poder Judiciário, possa fazer a coleta biométrica de todos que entram  no sistema penitenciário”, afirmou.

“Percebemos que em Alagoas praticamente todos os presos já realizaram a coleta biométrica, o que vai facilitar uma ação nacional, que não vai precisar de mutirão no Estado”, completou.

 Para o Desembargador supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, Celyrio Adamastor, Alagoas torna-se uma referência neste processo. “A visita do CNJ, para nós, é muito gratificante. Hoje, estamos colhendo nossos frutos: o CNJ está aqui observando, colhendo os dados para levar a Brasília e implantar no Brasil todo”, disse.

 Biometria no Sistema Prisional

Segurança, celeridade processual e controle na gestão prisional: esses são alguns dos benefícios do cadastro biométrico da população carcerária. Atualmente, quase todos os reeducandos já estão inseridos no banco de dados. A ação é uma solicitação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para unificação das informações referente ao sistema prisional em um único banco de dados.

Para realizar o trabalho, que é uma parceria entre a Seris e o Tribunal de Justiça, os agentes penitenciários receberam instruções e orientações técnicas. Na prática, a ferramenta representa a migração das informações já existentes no Sistema de Gestão Penitenciária para uma plataforma integrada.

Jornal de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 45
Notícias Agora
Google News