28/04/2024 17:39:12

Educação
25/02/2019 20:00:00

Lideranças políticas traçam novas metas pela educação pública alagoana


Lideranças políticas traçam novas metas pela educação pública alagoana

Lideranças políticas de Alagoas repercutiram nesta semana a importância do Programa Escola 10 para a melhoria dos índices educacionais do Estado. Eles entendem que a nova parceria, firmada na última terça-feira (19) vai proporcionar ainda mais avanços na educação pública.

Os presidentes da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação em Alagoas (UNDIME), respectivamente Hugo Wanderley e Carlos Rubens Araújo, afirmam que, no âmbito municipal, o Escola 10 trouxe perspectivas bastante positivas.

“É um programa importantíssimo, porque prepara, capacita, traça uma linha, um planejamento para a educação pública e tem produzido excelentes resultados, a exemplo do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. Por meio do Escola 10, diminuímos a evasão e a repetência escolar e a população voltou a acreditar no ensino público”, afirma Hugo Wanderley.

O presidente da Undime tem pensamento similar. “O Escola 10 mostrou o que precisava ser feito e deu um norte, fez com trabalhássemos exatamente em cima da dificuldade que tínhamos e, a partir daí, o aluno tivesse de fato uma educação com qualidade social”, diz Carlos Rubens.

Novos rumos

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, entusiasta e um dos idealizadores do Programa Escola 10, aponta o rumo das ações a favor da melhoria do ensino-aprendizagem para os próximos anos.

“A gente costuma dizer que a nossa juventude é o futuro, mas, se não trabalharmos o presente, este futuro não existirá. Estamos dando a largada, o pontapé dessa nova etapa do programa. Nossos indicadores no Ideb surpreenderam até os técnicos da Fundação Getúlio Vargas, mostrando que Alagoas está no caminho certo. O povo alagoano merece, nossa juventude merece, e nós queremos muito mais. A nossa meta é estar entre os dez primeiros colocados no ranking nacional. Era impossível nós conquistarmos essas metas sem esta parceria e integração com os municípios, que cresceram de uma maneira bastante uniforme. Aqui em Alagoas 83,7% dos municípios atingiram as metas do Ideb e isso é impressionante para quem analisa os números nacionalmente”, fala.

O secretário diz que as ações de sucesso da educação alagoana têm chamado atenção do restante do país. “Muitos Estados têm procurado Alagoas, a exemplo do Paraná, buscando algumas leis nossas, inclusive a do Escola 10 e a escolha dos nossos gerentes regionais, hoje selecionados não por intervenção política, mas por mérito”, destaca Barbosa.

Repórter Maceió



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 45
Notícias Agora
Google News