29/04/2024 05:11:15

Saúde
24/01/2019 09:00:00

Saiba como evitar a famosa gripe de verão


Saiba como evitar a famosa gripe de verão
Ilustração

Muito comum no inverno, devido a aglomeração de pessoas em espaços fechados facilitando a propagação de vírus e bactérias, a gripe também pode acontecer no verão, e seus sintomas costumam ser piores durante essa estação do ano. Isso acontece porque o vírus da gripe age de formas diferentes no organismo durante os períodos de frio e calor, e as altas temperaturas podem aumentar o desconforto causado pelos sintomas da doença, caracterizados por febre, cansaço, tosse, dor muscular, dor de garganta e dor de cabeça.

Hábitos característicos do verão ajudam a tornar a gripe uma doença comum também nessa época. O uso excessivo de ar condicionado, por exemplo, diminui a umidade do ar, provocando o ressecamento da camada protetora de muco do nariz, o que pode deixar o organismo mais vulnerável a infecções pelas vias aéreas. Mudanças bruscas de temperatura também afetam o sistema imunológico, assim como a exposição prolongada ao sol, que pode desidratar o organismo.

Além de evitar esses hábitos, é possível prevenir a gripe de verão tomando algumas medidas simples. É importante manter uma alimentação equilibrada, dando preferência a alimentos ricos em vitamina C, que fortalecem o sistema imunológico, como acerola, laranja, brócolis e pimentão. Hidratar o organismo também é essencial, por meio do consumo de água, sucos naturais, água de coco, chás e sopas leves.

Para diminuir o risco de infecção pelo vírus da gripe, é fundamental não descuidar da higiene das mãos. Lave-as com água e sabão ou limpe com álcool em gel ou lenços umedecidos antes das refeições, após usar o banheiro e sempre que tocar locais ou objetos manuseados por outras pessoas, como corrimões e apoios em transportes públicos. Também evite levar as mãos à boca ou coçar o nariz e os olhos.

Apesar de ser uma doença comum e com sintomas que costumam desaparecer em poucos dias, a gripe deve ser levada a sério, uma vez que em 2018 o número de mortes ocasionadas pelos diferentes tipos do vírus influenza aumentou 194%.

“É preciso estar atento se há aumento da febre, mudança na cor do catarro ou se os sintomas duram muito mais de uma semana. Pessoas maiores de 65 anos; crianças, principalmente menores de 2 anos; e pessoas que sofrem de enfermidades crônicas são pertencentes aos chamados grupos de risco e precisam de mais atenção no tratamento contra a gripe. Para todos eles, é fundamental que consultem um médico.” diz Adriano Ribeiro, farmacêutico da rede Extrafarma.

Notícias ao Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 47
Notícias Agora
Google News