04/05/2024 18:09:48

Governo
21/12/2018 20:00:00

Raquel Dodge denuncia Temer ao Supremo no inquérito dos portos


Raquel Dodge denuncia Temer ao Supremo no inquérito dos portos
Raquel Dodge PRG

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, denunciou o presidente Michel Temer e mais cinco pessoas ao Supremo Tribunal Federal. Eles são suspeitos de atuar para favorecer empresas do setor portuário com a edição de um decreto presidencial.

A denúncia se refere ao inquérito dos portos em que o presidente Michel Temer é suspeito de atuar em favor de empresas do setor em troca de benefícios. Raquel Dodge afirma que as provas juntadas na investigação demonstraram “a existência de um pernicioso e perene esquema de troca de favores cujo epicentro é Michel Temer, configurando um sistema institucionalizado de corrupção”.

Raquel Dodge quer que Temer seja condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Além do presidente, outras cinco pessoas também foram denunciadas por corrupção passiva, ativa e lavagem de dinheiro: Rodrigo Rocha Loures, que foi flagrado carregando uma mala com R$ 500 mil, Antônio Celso Grecco, Ricardo Mesquita, João Batista Lima Filho, o coronel Lima, e Carlos Alberto Batista. A PGR pede que todos sejam condenados a pagar indenização por danos morais de R$ 32,6 milhões.

A denúncia foi apresentada a 12 dias do fim do mandato de Michel Temer. Não haverá tempo hábil para que o Congresso decida se a denúncia deve ou não ser analisada como manda a Constituição. Por isso, a PGR pede que a denúncia seja encaminhada a partir de 1º de janeiro, quando o Michel Temer não for mais presidente, para a Justiça Federal de Brasília, primeira instância, à qual cabe decidir se eles se tornam réus ou não.

Mas isso só deve acontecer mesmo em fevereiro, quando termina o recesso do Judiciário. O Palácio do Planalto afirmou que Michel Temer vai provar que não houve irregularidades na edição do decreto dos portos.

G1



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 8
Notícias Agora
Google News