28/04/2024 19:47:11

Mundo
01/12/2018 19:00:00

Maduro aumenta o salário mínimo em 150% em plena hiperinflação

Com o aumento, o piso salarial chega a nove dólares por mês, menos de um terço do valor que tinha em agosto, quando o plano econômico do governo foi anunciado


Maduro aumenta o salário mínimo em 150% em plena hiperinflação
Ilustração

O presidente da VenezuelaNicolas Maduro, anunciou nesta quinta-feira um novo aumento no salário mínimo de 150%, apenas 100 dias após a implementação do plano de recuperação econômica que reduziu cinco zeros do desvalorizado Bolívar, mas não conseguiu conter a hiperinflação. A nova remuneração será de 4.500 bolívares soberanos a partir desta sexta-feira, valor que no mercado paralelo equivale a nove dólares. É um pouco menos de um terço do valor registrado em agosto passado, quando, com a reconversão do salário, o ajuste implicou um aumento de 5.900%.

Desde agosto, o salário mínimo na Venezuela é ancorado à criptomoeda criada por Maduro e fixada no valor de meio petro. O governo havia dito que o petro tem como base o preço de uma cesta de produtos de petróleo da Venezuela, por isso, teoricamente, o salário mínimo deveria flutuar, algo que nunca aconteceu. Nesta quinta-feira, Maduro aumentou o valor da moeda virtual de 3.600 para 9.000 bolívares soberanos por petro, embora o barril de petróleo tenha caído, uma medida que ele descreveu como "um fator de correção" do plano econômico. Apesar de não ter dito qual será a nova taxa do chamado dólar dicom, controlado pelas autoridades venezuelanas há 15 anos, o ajuste implica em uma nova desvalorização da moeda.

As medidas também significam um enorme aumento nos gastos fiscais, que devem ser cobertos com a impressão de dinheiro inorgânico - sem lastro - e se soma aos inúmeros pagamentos extras que anunciou para a temporada de Natal. Essa prática estimulou uma hiperinflação voraz, que aflige a economia do país por um ano, e que, segundo estimativa feita em outubro pelo FMI, fechará 2018 em 2.500.000%. Por isso, o Fundo incluiu a Venezuela no clube das grandes crises: nações que sofreram as recessões mais brutais das últimas décadas.

Maduro insistiu na quinta-feira durante seu discurso que, dada a grave crise econômica que o país enfrenta, "Deus proverá", e ressaltou que os múltiplos compromissos da dívida externa complicaram a administração das finanças. "A Venezuela teve que cancelar cerca de 74 bilhões de dólares em dívidas nos últimos 36 meses, foi um sangramento, a Venezuela teve que tirar esses recursos de suas entranhas", disse o presidente.

O governo venezuelano tem até esta sexta-feira, 30 de novembro, para entregar os indicadores econômicos ao FMI sob pena de ser sancionado pela agência multilateral. Segundo a agência Bloomberg, o Banco Central da Venezuela já teria entregue os números, em que reconheceria uma inflação de 860% em 2017. O número contradiz com o calculado pelo Fundo Monetário, 2,300%. "Conseguimos uma desaceleração significativa da inflação, bem abaixo das profecias malignas do Fundo Monetário Internacional", disse Maduro.

El País



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 45
Notícias Agora
Google News