29/04/2024 08:42:07

Saúde
12/09/2018 09:30:00

Teste sanguíneo revela “relógio biológico” de pacientes em menos de 2 horas

As pessoas que não estão em sincronia com o tempo do local onde vivem podem ter dificuldades nos tratamentos de algumas doenças.


Teste sanguíneo revela “relógio biológico” de pacientes em menos de 2 horas
Ilustração

Uma nova ferramenta médica baseada na análise sanguínea permite revelar o “relógio biológico” dos pacientes em cerca de 90 minutos, algo essencial para tratar doenças, informou a revista especializada “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS).

O projeto, conhecido como “Time Signature“, utiliza duas amostras sanguíneas para determinar qual é o tempo biológico de cada paciente, isto é, se o corpo da pessoa responde ao horário real do entorno no qual ela está ou a outro momento do dia.

Os processos feitos pelos órgãos dentro do corpo são orientados pelo chamado “ritmo circadiano“, o que designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o “relógio biológico”. Ele é influenciado principalmente pela variação de luz, mas também por outros fatores, como a temperatura.

As pessoas que não estão em sincronia com o tempo do local onde vivem podem ter dificuldades nos tratamentos de algumas doenças.

De acordo a PNAS, a nova ferramenta permitirá que os médicos tenham rápido acesso ao “relógio biológico” dos pacientes para decidir as doses e os momentos do dia nos quais os medicamentos devem ser aplicados para serem mais efetivos.

A nova ferramenta foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Northwestern, em Chicago. Um dos autores do estudo, Phylipps Zee, explicou porque a descoberta é tão importante.

“Muitos remédios têm momentos ótimos para a dose. Conhecer o relógio do corpo é crítico para conseguir resultados mais efetivos já que eles podem ser diferentes de pessoa para pessoa”, disse.

brasil.efesalud.com 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 47
Notícias Agora
Google News