29/04/2024 09:14:51

Geral
14/08/2018 07:40:00

Principais assuntos para você começar o dia bem-informado.


Principais assuntos para você começar o dia bem-informado.
Ilustração

O mapa do voto. O Norte é a região com mais eleitores jovens no Brasil, a Sudeste tem o eleitorado mais velho, e o Nordeste tem mais mulheres aptas a votar. É o que mostra os dados compilados pelo G1 que mapeiam o voto no país. Mudança no comando da Justiça Eleitoral: a ministra Rosa Weber assume hoje a presidência do TSE. Na Câmara, continua o 'esforço concentrado' para as votações antes do período eleitoral. Entenda como funciona o sistema de energia elétrica no chamado mercado livre, que já responde por 30% do consumo no Brasil. E ainda em economia, começa hoje o pagamento a 17,5 milhões de cotistas do fundo PIS-Pasep. Leia o que é notícia nesta terça-feira:

O mapa do voto no Brasil

Mais de 147 milhões de eleitores estão aptos para votar nas eleições de outubro. A região Norte é a que possui o maior percentual de eleitores jovens do país, e a Sudeste, a que tem mais velhos, apontam dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, o Nordeste se destaca na proporção do eleitorado feminino. Veja a eleição em números.

Troca de comando

 
A ministra Rosa Weber, do STF, nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral (Foto: Carlos Moura / SCO / STF)A ministra Rosa Weber, do STF, nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral (Foto: Carlos Moura / SCO / STF)

A ministra Rosa Weber, do STF, nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral (Foto: Carlos Moura / SCO / STF)

Rosa Weber toma posse na presidência do TSE e comanda o tribunal nas eleições 2018. A ministra do STF assumirá o cargo no lugar de Luiz Fux. Ex-professora da PUC, Rosa entrou na magistratura em 1976, tem perfil discreto e integrou Tribunal Superior do Trabalho.

'Esforço concentrado'

A Câmara tem segunda semana de 'esforço concentrado', mas a expectativa é de quórum baixo. Deputados podem votar projeto que dá desconto no litro do diesel, e Mesa Diretora deve discutir a cassação do mandato de Maluf. O Senado não tem sessão marcada por causa da campanha eleitoral.

Energia não regulada

 
Cabos de eletricidade: mercado livre já responde por 30% da energia comercializada no Brasil (Foto: Rafael Marchante / Reuters)Cabos de eletricidade: mercado livre já responde por 30% da energia comercializada no Brasil (Foto: Rafael Marchante / Reuters)

Cabos de eletricidade: mercado livre já responde por 30% da energia comercializada no Brasil (Foto: Rafael Marchante / Reuters)

Mercado livre de energia continua crescendo, mas com menos força. Só existe para grandes empresas e ganhou 402 consumidores neste ano. Entenda como funciona.

Fundo PIS-Pasep

 
 (Foto: Arte / G1) (Foto: Arte / G1)

(Foto: Arte / G1)

Começa hoje o pagamento do Fundo PIS/Pasep aos cotistas de todas as idades que não são correntistas da Caixa e Banco do Brasil. O montante é de R$ 17,5 milhões. Quem tiver direito ao saque pode ir até as agências dos dois bancos. Para os correntistas desses bancos que estão com o cadastro atualizado os pagamentos começaram a ser feitos em conta corrente na última quarta-feira (8).

Loterias

 (Foto: Marcelo Brandt / G1) (Foto: Marcelo Brandt / G1)

(Foto: Marcelo Brandt / G1)

O concurso 2.068 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 6,5 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) no município de Coribe, na Bahia. Excepcionalmente, serão três concursos nesta semana, como parte da "Mega Semana dos Pais": além do sorteio de hoje, haverá um na quinta (16) e outro no sábado (18).

40 anos: 20 correspondentes

Livro "Correspondentes" será lançado esta semana (Foto: Divulgação)Livro "Correspondentes" será lançado esta semana (Foto: Divulgação)

Livro "Correspondentes" será lançado esta semana (Foto: Divulgação)

Com mais de 100 histórias contadas por 20 jornalistas da Globo, o livro "Correspondentes - Bastidores, histórias e aventuras de jornalistas brasileiros pelo mundo" retrata as experiências e os desafios do trabalho de reportagem internacional em mais de 40 anos de cobertura da emissora



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 47
Notícias Agora
Google News