28/04/2024 20:09:22

01/02/2009 00:00:00

Especiais


Especiais

No mercado de automóveis, o motorista se depara com uma série de marcas no trânsito. Cada uma delas ostenta um símbolo bonito, um nome atraente, algumas chegam a conquistar, além de consumidores, muitos admiradores e fãs.

Nesse universo de marcas, criatividade e um pouco de história, você sabe o significado da marca automotiva que mais o agrada? Ou então sua origem? Então confira a segunda parte da matéria “Conheça o significado das marcas de veículos”, publicada no último dia 25. 
 

Lada
Essa marca pertence a um grupo chamado Autovaz, uma montadora Russa. O nome Lada substituiu o original Zhiguli por ter uma fonética dúbia e confusa. A marca ficou famosa no oeste da Europa com o Lada Riva, um carro econômico e que era vendido em grandes quantidades durante os anos de 1980. No Brasil foi uma das primeiras marcas a chegar após a abertura de mercado em 1990, mas sua permanência por aqui durou apenas seis anos. O modelo mais famoso foi o Niva, que até hoje tem um bom mercado.

Lamborghini
A marca dos desportivos italianos é uma homenagem a Ferruccio Lamborghini, o fundador da marca. A companhia surgiu em 1963 como uma filial da sua bem-sucedida fábrica de tratores Lamborghini Trattori, na Bolonha. O touro que aparece no símbolo representa as lutas de touro, pelas quais era Lamborghini fanático. Os carros da marca (Diablo e Murciélago) seguem esse fanatismo e contam com nomes de touros famosos.

Lancia
Trata-se de uma das mais antigas fabricas de automóveis da Itália. Surgiu no ano de 1906 e os sócios eram Vicenzo Lancia e Claudio Fogolin. Atualmente é uma das empresas do Grupo FIAT. Com pausas na produção para fabricar equipamentos militares, surgiram sucessos como o Lambda e o Aprilia nos momentos de paz. A empresa teve uma presença muito forte também nos campeonatos de rali com o Lancia Stratos – equipado com motor V6 Ferrari e é considerado até hoje como um dos melhores bólidos já construídos para provas de rali - e com o Lancia Delta HF Integrale.

Land Rover
A marca inglesa é também identificada como o primeiro veículo todo-terreno feito para uso civil. O primeiro modelo foi construído pela Rover em 1948 e baseado no projeto dos irmãos Wilks. A Land Rover tem sido controlada por diversas empresas do segmento durante sua trajetória. Começou pela British Leyland, British Aerospace, BMW, Ford e, a partir de março de 2008, pela indiana Tata Motors. A marca é reconhecida mundialmente por ser o carro oficial da rainha da Inglaterra, que sempre desfila com o modelo Range Rover.

Maseratti
O logotipo da marca italiana representa o tridente de Netuno, símbolo da cidade de Bolonha. A fábrica foi fundada em 1919 pelos irmãos Carlo, Bindo, Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati.

Mercedes-Benz
Criada por Gottlieb Daimler, a estrela de três pontas representa a fábrica de motores para todo tipo de utilização, seja na terra, na água ou no mar.

Mitsubishi
No símbolo, um diamante de três pontas remete à resistência e preciosidade. Sua origem vem do nome da marca, que em japonês tem mitsu que significa três e bish, diamante.

Nissan
O nome da marca significa indústria japonesa. A cor do céu e do sucesso na cultura japonesa estão representados na moldura azul da marca. Com o círculo vermelho ao fundo, ambos representam a luz do sol e a sinceridade e remetem ao provérbio sinceridade leva ao sucesso.

Peugeot
O leão estilizado homenageia a cidade de Lion na França e representa a qualidade superior da marca. Utilizado desde 1919 já sofreu sete alterações.

Porsche
O símbolo da marca alemã homenageia a região de Baden-Württemberg e a da cidade de Stutgartt com dois brasões sobrepostos. A partir de 1949 tornou-se o símbolo oficial da marca. Foi fundada em 1931 por Ferdinand Porsche, o engenheiro que criou o Volkswagen Fusca. Recentemente tornou-se a principal acionista do Grupo Volkswagen, que abrange as marcas Audi, Seat, Skoda, Bentley, Bugatti e Lamborghini.

Renault
O losango parecido com um diamante surgiu em 1925. A intenção é remeter a sofisticação e prestígio. A representação gráfica passou por quatro mudanças. O primeiro símbolo, criado em 1898, era duas letras R, uma homenagem aos irmãos Loiuis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa.

Rolls Royce
Os dois "R" do logotipo eram estampados em vermelho. Com a morte de seus dois fundadores, Charles Rolls (1910) e Frederick Royce (1933), as letras passaram a ser grafadas em preto, como sinal de luto. A marca é uma empresa inglesa que tornou-se famosa pela fabricação dos automóveis mais luxuosos do mundo, mas é também um fabricante de motores para aviação.

Saab
Uma das marcas sob controle da GM, a sueca Saab começou a fabricar aviões em 1938. O nome vem de Svenska Aeroplan Akteebolaget. A produção de automóveis começou em 1959. O logotipo circular tem um animal mitológico com cabeça de águia e garras de leão, símbolo da vigilância. O azul de fundo é a cor da marinha. O foco principal da Saab ainda é a produção de aviões, principalmente aviões de caça.

Seat
A marca é uma abreviação de Sociedad Española de Automóviles de Turismo. Atualmente é uma das principais fabricantes de automóveis da Espanha. A companhia foi fundada em 1950, por iniciativa do Instituto Nacional de Industria (INI) para incentivar a venda de carros na Espanha do pós-guerra.

Skoda
O nome correto é Skoda Auto. Trata-se de uma companhia automobilística da República Checa fundada em 1925 e uma das mais antigas deste ramo no mundo. Em 1991 tornou-se subsidiária do Grupo Volkswagen. A fábrica de automóveis surgiu em 1925 como resultado da fusão da Laurin & Klement, fundada em 1895, e da Skoda Pilsen. A primeira já fabricava carros, embora tenha começado a sua atividade com a produção de bicicletas. Depois surgiram as motos de corrida e enfim o primeiro automóvel, o Voiturette A, um grande sucesso de vendas.

Subaru
Na língua japonesa, Subaru significa o grupo de estrelas Plêiades, que estão representadas no logotipo da marca. Recentemente a Toyota comprou a participação que a GM detinha sobre a Subaru, e criou uma aliança tecnológica em que ambas partilham variados componentes.

Suzuki
A marca japonesa surgiu em 1955 com o lançamento do carro Suzulight, mas antes já se dedicava a fabricação de motos. Entre 1937 e 1939 chegou a ter um projeto para construção em massa de pequenos carros, mas que foi abandonado devido ao eclodir da Segunda Guerra Mundial.

Toyota
A nome original da família que fundou a marca era Toyoda. Foi alterado posteriormente para facilitar a pronuncia e assim passou a se chamar Toyota. As origens da empresa, em setembro de 1933, remontam à criação de uma área dedicada à produção de automóveis na já existente empresa que fabricava teares automáticos, chamada por Toyoda Automatic Loom. Atualmente é a maior montadora de automóveis no mundo.

Volkswagen
A origem da marca data da década de 1930 na Alemanha nazista. O desejo de Adolf Hitler era o de um automóvel barato e que qualquer pessoa pudesse comprá-lo. Dessa vontade surgiu o nome da marca, que em português significa carro do povo. O projeto de construção ficou conhecido no Brasil como "Fusca", em Portugal como "Carocha", na Alemanha como "Käfer" e nos Estados Unidos e Grã-Bretanha, como "Beetle". O engenheiro encarregado de desenvolver o modelo foi Ferdinand Porsche. Mas nem tudo correu bem, a empresa deve a sua existência no pós-guerra a um homem, o major britânico Ivan Hirst, que tocou a fábrica e conseguiu vender carros até aos ingleses.

Volvo
A marca é uma empresa sueca, fundada em 1927, pelo engenheiro Gustav Larson e o economista Assar Gabrielsson. Em latim Volvo significa eu rodo ou, por analogia, eu guio. O polêmico logotipo da marca - hoje controlada pela Ford - é o símbolo da masculinidade e por esse motivo já foi muito contestado por movimentos feministas na Europa.

com G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 45
Notícias Agora
Google News