28/04/2024 18:04:00

Mundo
17/06/2018 12:04:00

Trump diz que "resolveu problema com a Coreia do Norte" e cria linha direta com Kim Jong-Un


Trump diz que
Ilustração

O presidente americano, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (15) depois de sua reunião de cúpula com o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, que "resolveu em grande parte" o problema nuclear da Coreia do Norte.

O chefe de Estado norte-americano afirmou que o encontro histórico e a "boa relação" entre os dois líderes tornaram possível o processo supervisionado de desmantelamento do arsenal nuclear norte-coreano. "Eu dei um número direto para que ele possa ligar se tiver algum problema. Eu posso ligar para ele. Temos uma boa comunicação e isso é bom", afirmou Trump em conversa com jornalistas nos jardins da Casa Branca.

Segundo o presidente americano, o perigo de uma guerra nuclear com a Coreia do Norte, era real e estava na agenda americana. Esse tema, inclusive, foi tratado em novembro de 2016, quando, recém-eleito, Trump reuniu com seu antecessor Barack Obama. "Quando eu me reuni com Barack Obama, ele me disse que o maior problema dos Estados Unidos, de longe, era a Coreia do Norte”, explicou. "Eu resolvi esse problema. Essa questão está resolvida em grande parte".

Fim do programa nuclear

Antes da reunião de 12 de junho, Washington afirmou que o principal objetivo era uma "completa, verificável e irreversível desnuclearização da Coreia do Norte”, mas no texto assinado em Singapura pelos dois líderes, Kim se compromete a "uma completa desnuclearização da península coreana", uma frase vaga que repete uma promessa feita em outras ocasiões, mas que nunca foi cumprida.

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, reafirmou na quinta-feira (14) o principal objetivo americano, assegurando que as fortes sanções contra Pyongyang iriam se manter até que a desnuclearização fosse concluída. Entre os círculos conservadores, que antes defenderam a política externa de Trump, muitos analistas concordam que há "lacunas significativas" entre os objetivos americanos e a vaga retórica utilizada no acordo final.

Exercícios militares

Trump também respondeu às críticas sobre a possível interrupção dos exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul. "Desde que cheguei à Casa Branca não estive de acordo com esses exercícios. Pagamos milhões e milhões de dólares por aviões e todas essas coisas".

O ministro americano da Defesa, Jim Mattis, disse nesta sexta que seu país permanece atento sobre o tema nuclear da Coreia do Norte, apesar de a reunião ter aberto um "possível novo caminho para a paz". O histórico encontro "demonstra que 'o passado não tem que definir o futuro'", disse Mattis da cidade de Newport, em Rhode Island, repetindo uma frase usada por Trump na reunião.

"Mas, apesar de hoje existir um possível novo caminho para a paz com a Coreia do Norte, continuamos atentos e na busca de armas nucleares em todo o mundo", disse chefe do Pentágono, que presidiu uma cerimônia de graduação de uma escola de guerra.

(Com informações da AFP)



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 45
Notícias Agora
Google News