28/04/2024 18:05:34

Religião
13/06/2018 08:06:00

Vaticano diz que papa Francisco não enviou terço especialmente a Lula


Vaticano diz que papa Francisco não enviou terço especialmente a Lula
Ilustração
O Vaticano divulgou, nesta terça-feira (12/6), uma nota na qual busca esclarecer o episódio em que um rosário abençoado pelo papa Francisco foi entregue ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso há mais de dois meses em prédio da Polícia Federal em Curitiba.
 
Segundo o Vaticano, o terço não foi enviado pelo papa a Lula. A Santa Sé diz que o advogado argentino Juan Grabois, ex-consultor do Pontifício do Conselho de Justiça e Paz, que tentou visitar Lula na segunda-feira (11/6), levou um terço "abençoado pelo papa", mas que "terços como esse são levados, como o Santo Padre deseja, a tantos prisioneiros do mundo, sem entrar no mérito de realidades particulares".
 
A notícia da entrega do terço a Lula foi divulgado pelo PT em seu site oficial na própria segunda-feira. A versão do texto disponível nesta terça-feira (a matéria foi atualizada às 10h51) informa apenas que "o ex-presidente Lula recebeu na segunda-feira (11) do consultor do Vaticano Juan Gabrois um rosário abençoado pelo Papa Francisco"
No texto, o PT critica o fato de a visita não ter sido autorizada, apesar de ter sido agendada previamente para a segunda-feira, "dia da semana em que Lula está autorizado a receber visitas de caráter espiritual". Ao UOL, a Polícia Federal negou que qualquer presente tenha sido deixado a Lula. O PT publicou a foto do terço que Gabrois desejava entregar.
 
Lula tem recebido aconselhamento religioso às segundas-feiras e já teve visitas de figuras como Leonardo Boff e Frei Betto. A justificativa para impedir Grabois de ser o convidado da semana na cela de Lula foi que ele não foi consagrado sacerdote — e, portanto, não poderia dar orientação espiritual para o ex-presidente. 
 
Em abril, as visitas de amigos, aliados e apoiadores de Lula foram proibidas pela juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal. A magistrada decidiu que, enquanto o ex-presidente estiver encarcerado na unidade policial onde começou a Operação Lava Jato, só serão permitidas visitações da família e dos advogados - regra da unidade para os demais presos.

Leia a íntegra da nota do Vaticano sobre o terço enviado a Lula

"Vários meios de comunicação brasileiros deram a notícia sobre a entrega de um Terço do Papa ao ex-presidente Lula. Esclarecemos:
 
O advogado argentino Juan Gabrois, fundador do Movimento dos trabalhadores excluídos e ex-consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz, deu uma entrevista em sua tentativa de visitar o ex-presidente Lula na prisão de Curitiba, onde está detido há mais de dois meses. Grabois disse que a visita era pessoal e não em nome do Santo Padre. Ele não teve a permissão para se encontrar com Lula.
 
Na entrevista, ele nunca declarou que foi o Papa a enviar o Terço, mas simplesmente que se tratava de um Terço que tinha sido 'abençoado' pelo Papa."


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 45
Notícias Agora
Google News