29/04/2024 05:33:48

Tecnologia
26/03/2018 17:09:00

Microsoft quer levar internet a todas as localidades usando aviões


Microsoft quer levar internet a todas as localidades usando aviões

Microsoft está trabalhando para distribuir internet utilizando aviões comerciais. A ideia é prender roteadores de longo alcance às asas das aeronaves, que se conectam a repetidores no solo. Chamado de Wi-Fly, o dispositivo pode levar conexão a locais de difícil acesso e sem rede cabeada.

O custo de implantação do projeto ainda promete ser menor do que a iniciativa da Google de usar balões lançados à estratosfera e do Aquila, um drone do Facebook movido a luz solar. O baixo investimento é devido à utilização de rotas já existentes, sem a necessidade de um veículo exclusivo.

+ O que o Facebook sabe sobre nós?

Como explica o TechTudo, o Wi-Fly possui um link de internet promovido por satélite, que utiliza as bandas Ka e Ku, já existentes. O avião recebe o sinal e retransmite utilizando os roteadores acoplados na asa. Um equipamento em solo detecta o sinal e consegue enviar e receber dados.

Se o projeto fosse implantado hoje, cerca de 80% do continente africano, por exemplo, estaria conectado. O problema é que, se as rotas das aeronaves precisarem ser alteradas por algum motivo, o local perde a conexão.

O objetivo do Wi-Fly é fornecer acesso básico à internet, como aplicativos de mensagens, e-mail e visualização de notícias, que não dependem de alta latência.

A Microsoft informou que testes já foram realizados com sucesso, mas não tem previsão de implantação do projeto.

Agências



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 47
Notícias Agora
Google News