30/04/2024 00:36:22

Especiais
02/02/2018 18:00:00

Católicos palmarinos comemoram 187 anos da Festa de Santa Maria Madalena


Católicos palmarinos comemoram 187 anos da Festa de Santa Maria Madalena

O dia 2 de fevereiro de 2018 marca os 187 anos da tradicional Festa de Santa Maria Madalena que ao longo dos tempos se tornou um dos maiores eventos religiosos de Alagoas e que parece a cada ano se renovar.

Neste momento acontece em toda cidade a tradicional procissão oportunidade em que os considerados santos pela comunidade católica saem do templo religioso na Praça Basiliano Sarmento no centro da cidade carregados pelos seus devotos em seus andores popularmente conhecidos como ‘charolas’ e percorrem as ruas principais da cidade. Estimativa da PM é de que entre 22 e 25 mil pessoas se comprimem nas ruas para reverenciar seus santos prediletos, louvar e entoar hinos religiosos.

Na ocasião a comunidade agradece a concretização de seus pedidos e se vestem a caráter como seus parentes que alcançaram graças . As vestimentas imitam frades, freiras, outros acompanham o cortejo descalços, alguns com pedras da cabeça e outros ficam em contrição do inicio ao final da procissão. São momentos memoráveis de demonstração da fé católica.

A Festa

No mês de janeiro consoante a tradição, milhares de fieis carregam nos ombros o ‘mastro’ (enerme madeira) pelas ruas da cidade e fincam-no defronte a igreja matriz. Poucos dias depois fieis acompanham a chamada ‘Procissão da Bandeira’ oportunidade em que a imagem da santa pintada em tecido faz o percurso casa paroquial/mastro onde é soerguida. Uma curiosidade é que para este evento, os fieis carregam lamparinas acesas. A bandeira tremula abençoando, segundo os católicos, seus fieis do alto até o dia 03 onde novamente em procissão retorna a casa paroquial.

Durante 9 noites são realizadas novenas na igreja matriz com a participação de todos os segmentos sociais seguidos de festa da rua quando se apresentam artistas locais e de projeção nacional. Na praça da Matriz existem barracas com comidas e bebidas típicas, parques de diversões, quermesses, bingos e outros atrativos que permanecem desde os primeiros anos de comemoração.

 

O ponto alto da festa é nesta data (02) com a procissão que neste momento está percorrendo as ruas da cidade. A festa serve para o congraçamento e reencontro das famílias de União dos Palmares já que os nativos ausentes retornam a sua terra para rever familiares, amigos e participar do evento.

Agência Tribuna União - You Tube

 

https://youtu.be/1nzRSpHOMfA

 

 

 

 

 




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 50
Notícias Agora
Google News