30/04/2024 13:52:28

Saúde
30/12/2017 07:25:10

Piauí autoriza a produção de remédio derivado da maconha


Piauí autoriza a produção de remédio derivado da maconha
Ilustração

MSN - O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), assinou nesta quinta-feira, 28, autorização para a produção de canabidiol, substância presente na planta da maconha, a Cannabis sativa.

Os estudos e o processamento da substância ficarão a cargo do Ceir (Centro Integrado de Reabilitação) e das universidades federal e estadual, que fabricarão o medicamento com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).

O trabalho começa já no início do ano e, ainda em 2018, o Estado diz esperar contar com uma câmara setorial de biotecnologia para apoiar a produção. Para o governador, a iniciativa beneficiará pessoas que sofrem com convulsões e epilepsias.

“Antes importávamos o canabidiol da Califórnia e de Israel, o que gerava um custo muito elevado e, a partir da autorização da produção, o Piauí passa a produzir seu próprio produto, com um investimento de cerca de R$ 1 milhão”, diz.

Procura

Tanto no Piauí, quanto em outras partes do País, muitas ações tramitam na Justiça envolvendo pessoas que pedem o direito de cultivar maconha em casa e retirar a substância visando o uso medicinal.

No Estado, que é o primeiro a liberar a produção do canabidiol, pesquisas já vinham sendo realizadas desde o primeiro semestre deste ano.

 

Feliz Ano Novo

 

 

Aviso aos patrocinadores e internautas:

 

A partir de hoje (30.12.2017) e até a manhã do dia 02.01.2018) diferentemente dos outros informativos a Agência Tribuna União vai atualizar cada noticia que for acontecendo deixando você sempre bem informado apesar do clima festivo. Boas Festas e Feliz Ano Novo sempre com a informação verdadeira.

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 50
Notícias Agora
Google News