28/04/2024 19:40:25

Leitura de Domingo
24/12/2017 08:20:28

Conheça 5 hábitos tão letais quanto o cigarro, segundo a ciência


Conheça 5 hábitos tão letais quanto o cigarro, segundo a ciência
Ilustração

Revista Galileu – O cigarro é considerado vilão da saúde por diversos motivos. Cientistas, contudo, não consideram o hábito de fumar como o grande mal do século 21. O sedentarismo, por exemplo, pode ser tão prejudicial quanto o consumo do tabaco.

Confira algumas práticas que podem trazer riscos, de acordo com a ciência

Solidão 
O crescimento da internet e redes sociais diminuíram o contato físico entre as pessoas. Inclusive, o médico Vivek Murthy classificou a solidão como uma epidemia mundial. 

+ A solidão faz as pessoas se tornarem egoístas, afirma pesquisa

Uma professora da Universidade de Brigham Young, nos Estados Unidos, conduziu uma pesquisa que mostra como a solidão é responsável por um mal equivalente a fumar 15 cigarros por dia. 

Ficar muito tempo sentado 
Um estudo de 2014 apontou que ficar sentado o dia inteiro aumenta o risco da pessoa ter câncer. Pesquisadores analisaram quanto tempo 4 milhões de pessoas ficavam sentadas vendo TV e trabalhando. A cada duas horas na mesma posição, há o aumento da possibilidade de cancer de cólon, de endométrio e do pulmão. 

Insônia 
O Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos classificou a privação de sono como um problema de saúde. O professor Valery Gafarov, da Organização Mundial da Saúde, notou que dormir pouco aumenta o risco de derrames e ataques do coração em níveis semelhantes a quem fuma. 

+ 3 dicas psicológicas para lidar com a insônia

Bronzeamento artificial 
Em 2014, cientistas publicaram um estudo no periódico JAMA demostrando que o bronzeamento artifical é responsável por maior possibilidade de influenciar o câncer de pele do que os malefícios do cigarro em relação ao câncer de pulmão. 

+ Tomar sol faz bem para a sua saúde mental

Dieta não balanceada 
Comidas processadas, cheias de açúcar e com gorduras saturadas aumentam os riscos das pessoas terem doenças fatais. Em 2016, estudiosos pesquisaram a taxa de mortalidade de dietas com poucas variações de nutrientes. O resultado indicou que a alimentação não balanceada apresenta níveis perigosos maiores de quem fuma, bebe e faz sexo sem proteção. 

+ 13 mentiras sobre dieta que você não precisa mais acreditar

(Com informações de Science Alert)

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 45
Notícias Agora
Google News