27/04/2024 00:15:55

Mata Grande
09/09/2016 06:40:11

Juiz solicita tropas federais e suspende carreatas e caminhadas em Mata Grande


Juiz solicita tropas federais e suspende carreatas e caminhadas em Mata Grande
Homem jpogou o carro contra a multidão

Cada Minuto //

 

 

Um dia depois do incidente provocado por um cabo eleitoral em Mata Grande, quando ao passar no meio de uma carreta se descontrolou e atropelou os participantes, nesta quinta-feira, dia 08, o juiz João Dirceu Soares Moraes, da 27ª Zona Eleitoral, publicou Portaria suspendendo todas as carreatas, caminhadas e atos de campanha similares promovidos pelos partidos e coligações que concorrem às eleições no referido município.

Segundo informações da assessoria de Comunicação do Tribunal regional Eleitoral (TRE), na Portaria, o juiz estabelece que a Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) deverá adotar as providências necessárias para o cumprimento da medida, conduzindo imediatamente os infratores à delegacia.

“Essa portaria foi editada a fim de manter a paz e ordem pública, bem como resguardar a dignidade e a integridade dos concorrentes e dos cidadãos locais. O descumprimento importará na configuração de crime de desobediência, previsto no art. 347 do Código Eleitoral, além da cominação de sanções cíveis-eleitorais aos agentes”, frisou o magistrado.

Solicitação de Tropas Federais

Na segunda-feira (05), o juiz já havia protocolado no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) o pedido de emprego de força federal, enfatizando a necessidade de garantir a plena ordem e a segurança não só no dia da votação, mas também no período que antecede o pleito, para os municípios de Mata Grande, Canapi e Inhapi, que compõem a 27ª Zona.

No pedido, João Dirceu alertou a situação tensa no período eleitoral e a carência de efetivo do policiamento. “A proximidade das eleições municipais provocou um acirramento entre os grupos políticos locais, a exigir a intervenção da Justiça Eleitoral para assegurar a regularidade do processo. A 3ª Companhia do 9º Batalhão de Polícia Militar de Alagoas, sediada em Mata Grande, conta apenas com um efetivo de dois policiais militares e uma viatura em cada um dos municípios que pertence a sua área de cobertura. De igual modo, a Polícia Civil também possui carência de pessoal. É de fácil percepção a insuficiência da força policial para assegurar a manutenção da ordem pública e cumprimento das decisões prolatadas por este Juízo Eleitoral”, destacou o magistrado no ofício enviado ao TRE/AL.

O juiz destacou outros fatores para o pedido da força federal como o histórico da região, que apresenta problemas no âmbito da segurança pública originados pelo narcotráfico e pela atuação de organizações criminosas, com índice de criminalidade bastante elevado, “circunstância que influencia na normalidade do pleito”.

Reunião com partidos e coligações

Antes mesmo do pedido de força federal, o juiz realizou uma reunião com os representantes dos partidos políticos e coligações referente à propaganda eleitoral. No encontro, foram estabelecidas diretrizes com o objetivo de manter a ordem pública durante as ações de campanha.

Na oportunidade, eles assinaram uma ata concordando com as definições, entre elas a elaboração de um calendário para a realização de comícios, a fim de não coincidirem as datas.

O juiz advertiu que o desrespeito às orientações ensejaria a suspensão das carreatas, caminhadas e passeatas dos candidatos ou coligações/partidos envolvidos em incidentes.

O atropelamento

Na quarta-feira, dia 07,  diversas pessoas participavam de um comício em Mata Grande.  O cabo eleitoral Plínio Cleiton Barbosa, do grupo contrário, passou pelo local e ao ser vaiado se descontrolou e atropelou os populares.

A população, revoltada seguiu o motorista e o espancou. Plínio foi internado em estado grave na Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca. As sete pessoas atropeladas já receberam alta.

O delegado Rodrigo Cavalcanti  afirmou que após receber alta o motorista deve ser preso e irá responder pelos crimes de tentativa de homicídio e dolo eventual.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News