30/04/2024 09:33:16

23/04/2008 00:00:00

Cultura


Cultura

Maria Tereza Jorge de Lima, filha do poeta Jorge de Lima, em visita a Maceió, foi homenageada pelo secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, com o chapéu de guerreiro criado pelo Mestre Benon. O evento, realizado na última segunda-feira, contou com a presença dos artistas plásticos Solange e Pierre Chalita, o diretor do Museu da Imagem do Som (Misa), José Marcio Passos, e a Helena Oliveira (viúva de Francisco Valois).

Ao ressaltar que Maria Tereza Jorge de Lima é uma mulher engajada na cultura, o secretário Osvaldo Viégas destacou a importância da sua visita a Alagoas. “Maria Tereza será responsável pelo acervo do poeta Jorge de Lima na casa do escritor, localizada na praça Sinimbu e que está sendo restaurada”, disse.

Na opinião de Maria Tereza, a casa que abrigou a família está muito bonita –“A abertura da casa para o público será um marco cultural, não apenas para Alagoas, mas, também, para o Brasil”, disse Maria Tereza.

Segundo a artista plástica e membro da Academia Alagoana de Letras, Solange Chalita, a previsão para o término da obra de restauração da casa será de 60 dias. Na residência do poeta serão expostos obras, esculturas e documentos de Jorge de Lima cedido pelas famílias do escritor e de Francisco Valois.

A filha de Jorge de Lima também aproveitou para conhecer o Museu de Arte Sacra da Fundação Pierre Chalita e o Museu Palácio Floriano Peixoto.

A obra de restauro da casa onde morou o escritor Jorge de Lima, na praça Sinimbu está estimada em R$ 1,5 milhão, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Sindicato do Açúcar e Governo do Estado.

com agência alagoas // nide lins



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 50
Notícias Agora
Google News