26/04/2024 11:28:10

Especiais
26/06/2012 11:25:30

“Plano é o último tiro para acabar com a fera”, diz desembargador


“Plano é o último tiro para acabar com a fera”, diz desembargador
Futuro Presidente do TJ Desembargador José malta Marques

cadaminuto //

michelle farias e gilca cinara

 

Faltando apenas um dia para a apresentação do Plano Nacional de Segurança, o projeto já é aguardado com grande expectativa por muitas autoridades em Alagoas, para obter um resultado positivo no combate à violência.

 

Estado mais violento do País, Alagoas sairá na frente e vai receber o primeiro projeto piloto da nova política nacional de segurança.

 

Durante reuniões de trabalho para a construção do Plano Nacional de Segurança, em Brasília, o ministro da Justiça Eduardo Cardozo disse que o estado criou um ambiente necessário à execução das ações pactuadas, como o mapeamento das áreas mais violentas e fornecimento de informações sobre a criminalidade.

 

Em entrevista ao CadaMinuto, o desembargador José Carlos Malta,  próximo presidente do TJ-AL, afirmou estar muito esperançoso com implantação do projeto, já que a violência se alastrou. “A minha esperança é total para esse plano, mesmo não sabendo como será desenvolvido. Esse é o último tiro que temos para abater essa fera (violência)”, disse Marques.

 

O Plano de Segurança prevê investimento de R$25 milhões do Governo Federal, em contrapartida do Governo de Alagoas investe R$18 milhões, para aquisição de equipamentos, oferta de cursos de capacitação e aperfeiçoamento da polícia técnica.

 

O plano prevê ainda, a criação de um Departamento de Homicídios, que terá a sua sede próximo ao Palácio da República, e delegados e policiais terão curso de investigação de assassinatos.

As metas do projeto, trabalho de um ano de estudo, vão abranger vários pontos que envolvem a segurança nos locais onde os índices de criminalidade são mais acentuados. Haverá ainda uma força-tarefa no sistema prisional e outra para agilizar inquéritos. Mais de 100 câmeras serão instaladas em áreas violentas, principalmente na capital.

 

Também está previsto investimento para a aquisição de rádios de comunicação e helicópteros. Os governos estadual e federal já estão comprando tablets para os policiais usarem nas ruas. Alagoas será dividida em “distritos” e haverá o acompanhamento mensal do número de homicídios e demais casos de violência numa “sala de situação”.

 

Opiniões

 

O CadaMinuto foi às ruas para saber da população o que ela espera desse plano. Veja as opiniões sobre o plano:

 

Rosário Feitosa, dona de casa que teve o filho assassinado em 2010:“Meu filho era trabalhador, e infelizmente foi confundido com um traficante foi assassinado com vários tiros. Isso não pode mais acontecer, ele era meu único filho e infelizmente foi mais um para as estatísticas”, disse emocionada.

 

Walker Carvalho, corretor: “Isso é uma ‘tentativa’, mas a meu ver, essa violência só diminuirá cortando o mal pela raiz. É um trabalho social que deve ser desenvolvido com o tempo, isso que eles estão querendo fazer é um tratamento de choque, que servirá apenas como um paliativo. Pois hoje o que reina em nosso estado é fruto principalmente do descaso dos chefes de estado para com o seu povo. Esses milhões que serão investidos, essa capacitação, de nada servem para uma sociedade criminalizada, onde eles sempre arrumem meios de driblar essa segurança”.

 

Bruno Morais, universitário: “Querer que a impunidade seja dizimada, e a violência reduzida com ‘fazer de conta’ é querer chamar os alagoanos, no mínimo, de leigos. Não é possível que a Justiça se faça sem uma perícia forte, dignificada, respeitada e dedicada a produzir provas científicas inquestionáveis e de forma célere”.

 

Ygor Rodrigues, engenheiro: “Parece ser uma boa pra população, seremos mais vigiados. Mas, é importante que os policiais recebam treinamentos adequados. Ficaremos mais seguros com as câmeras e elas podem inibir os pequenos furtos e assaltos, uma vez que, estaremos sob constante vigilância”.

 

Daniela Costa, empresária: “Acredito que a solução não é essa proposta. Deveriam criar programas de capacitação profissional ligados diretamente ao incentivo do primeiro emprego, isso ajudaria na ocupação dessas pessoas que não possuem oportunidades e infelizmente se envolvem com o crime”.

 

Kaio Pimentel, analista de sistema: “Esse programa é apenas um paliativo e não pode ser encarado como solução. A solução, não só para o estado, mas para todo o país é educação, pois, se tivesse uma educação de qualidade, se as mentes fossem ocupadas, essa violência desenfreada não aconteceria”.  


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News