30/04/2024 01:17:05

Geral
24/08/2011 12:08:34

Ato relembra assassinato de 93 mulheres este ano em AL


Ato relembra assassinato de 93 mulheres este ano em AL
Cruzes marcaram protresto ontem

Com alagoas24horas // priscylla régia

 

O Movimento das Mulheres Partidárias realizou, na tarde desta terça-feira, 23, um ato público pelo fim da violência contra as mulheres. A manifestação aconteceu em frente ao Terminal de Ônibus do Benedito Bentes I.

No local, diversas cruzes foram fincadas representando as 93 mulheres mortas em quatro meses em Alagoas. Entre os casos chocantes estão da dona-de-casa, Maria de Lurdes Farias Melo, 27, esquartejada por traficantes no Conjunto Carminha, no Benedito Bentes, e o assassinato da professora Claudenice Oliveira Pimentel, morta carbonizada na cidade de Arapiraca.

De acordo com informações dos organizadores da manifestação, a intenção é chamar a atenção da população para violência doméstica e as marcas deixadas nas vítimas.

"Apesar de vivermos no século XXI ainda é alto o número de mulheres vítimas da violência. Não é só física que preocupa, mas também a psicológica, já que, vivem à base de ameaças dos companheiros. A Lei Maria da Penha foi um passo muito grande na luta contra a violência. No entanto, falta ainda um apoio a essas mulheres. Pois elas denunciam os casos, mas voltam para casa ficando vulneráveis. Não existe nenhum abrigo para elas e assim, ficam sem proteção", afirmou Consuelo Correia, vice-presidente do Sinteal e uma das organizadoras do protesto.

As estatísticas brasileiras apontam que uma em cada quatro mulheres sofre violência doméstica. O Brasil ocupa o 12º lugar no ranking da violência doméstica.

O estado de Alagoas registrou - no ano de 2010 - 5.992 ocorrências. Este ano, mais de 1.800 casos foram notificados. Destes, 425 em Arapiraca e 1.840 na capital alagoana.

“28% dos casos de violência contra mulheres são realizados por maridos, namorados e pais. É importante que denuncie esses casos e que a lei seja cumprida”, disse Edna Nobre, secretária do PT e também organizadora do evento.

Como parte da programação, a deputada estadual da Bahia, Luiza Maia (PT) estará em Alagoas discutindo o Projeto de Lei 19.237/2011, de sua autoria, que proíbe o uso de recursos públicos para contratação de artistas que em suas músicas, danças e coreografias desvalorizem, incentivem a violência ou exponham as mulheres a situação de constrangimento.

O evento acontece a partir das 9h desta sexta-feira, 26, na a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 50
Notícias Agora
Google News