29/04/2024 03:33:11

08/11/2007 00:00:00

Política


Política
O Partido dos Trabalhadores em Alagoas deu a largada para o seu Processo de Eleições Diretas nesta terça-feira (9), com a inscrição de três candidaturas a presidente estadual e três chapas para disputar o Diretório Estadual. Na ocasião, foram registradas oficialmente as seguintes chapas estaduais: Unidade Socialista (resultante da junção de duas tendências - Articulação Unidade na Luta e a Democracia Socialista); Terra, Trabalho e Soberania (apresentada pela tendência O Trabalho) além da chapa A Esperança é Vermelha (da tendência Articulação de Esquerda). Concorrem à presidência estadual do partido, o odontólogo  RICARDO VALENÇA da tendência Articulação Unidade na Luta, o sindicalista LUIZ GOMES DA ROCHA (o Luizinho) pela tendência O Trabalho e o advogado PAULO BONFIM.
A Comissão Executiva Estadual do PT elegeu na última reunião uma comissão de organização eleitoral do PED estadual, composta proporcionalmente por representantes das chapas atuais.  A comissão ficará responsável por definir o calendário de debates e por gerir o fundo eleitoral.
O PT é o único partido do país que escolhe todos os seus dirigentes — municipais, estaduais e nacionais — por voto direto dos filiados. “É a diversidade e a democracia interna com possibilidade de disputa de espaço e idéias que caracteriza e alimenta o nosso partido nestes 27 anos de história e trajetória de luta junto à classe trabalhadora”, afirma Marcelo Nascimento, secretário estadual de Organização do PT e coordenador do PED.  As eleições ocorrerão em todo o país no dia 02 de dezembro.
A primeira edição do PED ocorreu em 2001, quando foram escolhidos, em eleições diretas, os quadros partidários que comandam o partido até hoje. Antes, as eleições eram feitas com votos dos delegados nos encontros de cada instância partidária.
Para votar no PED, é preciso ter se filiado ao PT até o dia 02 de dezembro de 2006 — um ano antes da eleição. Estão nessa condição  6.331 filiados de 80 cidades alagoanas. Ou seja: haverá eleição interna do PT em mais de 80% dos municípios alagoanos. Em nível municipal as chapas que disputarão os Diretórios Municipais também foram inscritas ontem.
Em Maceió, maior diretório municipal do Estado, com mais de 2 mil filiados, foram inscritas três chapas para o Diretório Municipal e três candidatos a presidente, a saber: o arquiteto GINO CESAR da tendência Democracia Socialista, o policial civil JOSÉ CARLOS da tendência O Trabalho e a militante do movimento negro SIRLENE GOMES, pela tendência Articulação de Esquerda.
 
Com Olivia de Cássia Correia Cerqueira


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 47
Notícias Agora
Google News