03/05/2024 14:09:23

Saúde
24/07/2011 11:19:44

Hepatite é uma doença grave e pode levar à morte


Hepatite é uma doença grave e pode levar à morte
Ilustração

Com alagoas24horas // Fonte sesau-al

 

A hepatite é uma doença grave e silenciosa que pode acometer milhões de pessoas sem que elas saibam. Para alertar a população sobre os cuidados para evitar a doença, a Secretaria de Estado da Saúde irá promover nesta terça e quinta-feira (26 e 28) atividades como teste rápido e vacinação contra hepatite B.

A ação será realizada em alusão ao Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais, comemorado em 28 de julho. As atividades, que irão acontecer nos shoppings Maceió e Pátio Maceió, serão promovidas pelo Programa Estadual de Hepatites Virais em parceria com o Laboratório Central (Lacen) e o Programa Nacional de Imunização (PNI).

Segundo o médico e coordenador do Programa Estadual de Hepatites Virais, Fernando Barreiros, as hepatites virais são processos infecciosos e que podem comprometer a capacidade de funcionamento do fígado. “O objetivo da ação é orientar as pessoas sobre os cuidados para evitar a doença e também sobre a importância do diagnóstico precoce, porque muitas vezes essas doenças são diagnosticadas tardiamente, dificultando o tratamento”, afirma

As hepatites são doenças graves que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Os cinco principais tipos são A,B,C,D e E e as mais freqüentes são as hepatites virais do tipo A e B. “ As hepatites geralmente não apresentam sintomas. Quando aparecem podem provocar cansaço, tontura ou ânsia de vômito. Muitas vezes, a pele e os olhos ficam amarelados, a urina escura e as fezes mais claras”, explica o especialista.

Hepatites - A hepatite A é mais freqüente entre crianças abaixo de 5 anos e sua transmissão está ligada à água, alimentos e mãos contaminadas. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), no período de 1999 a 2009, 124.687 indivíduos foram contaminados pelo vírus. Em Alagoas, no período de 2006 a 2010 foram notificados 1.903 casos da doença. Na maioria dos casos de hepatite A, o indivíduo recupera-se totalmente, eliminado o vírus do organismo. A insuficiência hepática aguda grave ocorre em menos de 1% dos casos.

A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível (DST) e assim como a hepatite C, pode ser também transmitida pelo sangue. Conforme dados do MS, em dez anos foram confirmados no país 96.044 casos. Em Alagoas, 945 pessoas foram detectadas com o vírus da hepatite B no período de 2006 a 2010.

O Brasil iniciou a política de controle de hepatite B com vacinação na área da Amazônia em 1989. Depois foi ampliada a oferta da vacina contra a doença nas salas de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) para faixas etárias específicas e para atender as situações de maior vulnerabilidade.

A vacina contra a hepatite B está disponível nos postos de saúde para crianças e adolescentes menores de 20 anos, profissionais de saúde, gestantes, manicures e pedicures, pacientes de hemodiálise, e portadores do vírus da hepatite C, HIV e DST, , entre outros.

Já a Hepatite C é a inflamação do fígado causada pela infecção pelo vírus da hepatite C, transmitido através do contato com sangue contaminado. Essa inflamação ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus e, dependendo da intensidade e tempo de duração, pode levar a cirrose e câncer de fígado.

De acordo com os dados do MS, de 1999 a 2009 foram confirmados 60.908. Entre os anos de 2006 a 2010, Alagoas notificou 298 casos da doença, e muitas vezes, o paciente só descobre quando vai doar sangue.

Agosto - A partir de agosto, o Sistema Único de Saúde passa a oferecer testes rápidos para a detecção das hepatites B e C. Os exames, cujos resultados ficarão prontos em 30 minutos, terão investimentos de R$ 10,6 milhões do Ministério da Saúde para a aquisição de 3,6 milhões de testes. Os testes serão oferecidos inicialmente nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) das capitais do país, para depois serem estendidos às unidades básicas de saúde.


 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 5
Notícias Agora
Google News