28/04/2024 20:12:15

31/10/2007 00:00:00

Informática


Informática

Empresas de segurança divulgaram, nesta quarta-feira (31), alertas sobre e-mails que usam o Dia das Bruxas para espalhar pragas virtuais. Quando recebem essas mensagens fraudulentas, os internautas podem instalar em seus computadores códigos que permitem o controle remoto das máquinas infectadas, além do roubo de informações sigilosas.

De acordo com a companhia Sophos, uma mensagem que promete um jogo de caveiras dançantes (veja imagem de ilustração) leva o internauta para um site malicioso. Quando visita essa página, o internauta instala em seu PC um código que dá aos piratas virtuais acesso à máquina – com isso, é possível roubar dados ou usar a máquina para enviar spam, por exemplo.

Já a empresa Websense alerta para um e-mail também fraudulento que chega para o usuário como um cartão comemorativo do Dia das Bruxas no México. De forma similar ao primeiro caso, o internauta pode infectar sua máquina se visitar o site sugerido e executar um arquivo. Quando faz isso, um cavalo de Tróia se instala na máquina com o objetivo de roubar informações bancárias das vítimas em potencial.

“Essa é a mais recente encarnação dos ataques via cartões virtuais, que vêm dominando a cena dos códigos maliciosos por meses. Os grupos responsáveis por esses ataques são especialistas em escolher disfarces ligados a tópicos específicos ou criar e-mails que os menos antenados podem achar difíceis de resistir”, afirmou Graham Cluley, especialista em segurança da Sophos.

Com G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 45
Notícias Agora
Google News