26/04/2024 18:49:31

Trabalho
05/07/2011 23:08:10

Concursos: Alagoanos lotam cursinhos em busca de estabilidade


Concursos: Alagoanos lotam cursinhos em busca de estabilidade
Ilustração

Com cadaminuto // teresa cristina e emanuelle oliveira

 

Estabilidade. Esse é o sonho de muitos alagoanos que lotam cursinhos preparatórios para concursos. Com o lançamento de editais para órgãos públicos a procura pelas aulas tem aumentado no estado, mesmo após o adiamento de vários concursos federais no início deste ano.

 

A jornalista Walnísia Chaves se considera uma “concurseira novata” e está se preparando para o certame do Tribunal de Justiça de Alagoas. Como o edital para o concurso do TJ ainda não saiu, Walnísia conta que irá realizar outras provas para adquirir experiência. Ela fez as provas dos Correios e já se inscreveu para a seleção do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que acontece em setembro. A jornalista reconhece que passar em um bom concurso público requer tempo, dedicação e paciência.

 

Walnísia disse que a decisão de deixar o emprego para se dedicar aos estudos para concursos aconteceu no início do ano. “Trabalhava há 14 anos e achei que estava acomodada. Decidi que valeria a pena investir nisso e tenho um exemplo em casa que é o meu pai. Resolvi que queria algo mais para mim e vi essa chance estudando para ter um cargo na administração pública”, afirmou a jornalista. Ela colocou ainda que sente falta de “bons concursos no estado”.

 

Sobre a rotina de estudos, Walnísia contou que fez cursinho em março e quando as aulas terminaram começou a buscar material na Internet que a pudesse ajudar a ter êxito nas provas. “O cursinho é muito importante, mas tem que estudar em casa, as horas dedicadas ao estudo com certeza terão o efeito esperado. Cursinho não passa ninguém”, finalizou Walnísia.

 

De acordo com a coordenadora do Alagoas Cursos, Lucrécia Falcão a maratona dos concurseiros já começou em Maceió e em Arapiraca, onde a prefeitura lançou nesta segunda- feira (04), o edital para o concurso de nível médio e superior. Ela informou que são aguardados os concursos para o Tribunal de Justiça, Ministério Público, INSS, Polícia Militar e prefeitura de Maceió.

 

“Já abrimos turmas específicas para o concurso do Ifal, que prevê 60 vagas para nível médio, com possibilidade de chamar mais aprovados, além dos cargos para nível superior. As disciplinas são raciocínio lógico, português, informática e conhecimentos administrativos. Não estamos dando aula de conhecimentos específicos para nível superior, porque são muitos cargos como assistente social e arquiteto”, explicou.


Lucrécia informou que muitas pessoas começaram a se preparar desde o início do ano, aguardando o lançamento dos editais, lembrando que para o concurso da Petrobrás não foram criadas turmas, porque são cargos específicos de nível técnico. “Temos turmas para a Polícia Militar e agente de trânsito da prefeitura de Maceió, tanto na capital quanto em Arapiraca, que começaram em junho e duram cinco meses. Só no INSS 600 pessoas devem se aposentar este ano e há também um plano de extensão, pois foram construídas várias agências que estão sem funcionários”, ressaltou.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News