07/05/2024 14:33:41

Trabalho
05/07/2011 23:08:10

Concursos: Alagoanos lotam cursinhos em busca de estabilidade


Concursos: Alagoanos lotam cursinhos em busca de estabilidade
Ilustração

Com cadaminuto // teresa cristina e emanuelle oliveira

 

Estabilidade. Esse é o sonho de muitos alagoanos que lotam cursinhos preparatórios para concursos. Com o lançamento de editais para órgãos públicos a procura pelas aulas tem aumentado no estado, mesmo após o adiamento de vários concursos federais no início deste ano.

 

A jornalista Walnísia Chaves se considera uma “concurseira novata” e está se preparando para o certame do Tribunal de Justiça de Alagoas. Como o edital para o concurso do TJ ainda não saiu, Walnísia conta que irá realizar outras provas para adquirir experiência. Ela fez as provas dos Correios e já se inscreveu para a seleção do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que acontece em setembro. A jornalista reconhece que passar em um bom concurso público requer tempo, dedicação e paciência.

 

Walnísia disse que a decisão de deixar o emprego para se dedicar aos estudos para concursos aconteceu no início do ano. “Trabalhava há 14 anos e achei que estava acomodada. Decidi que valeria a pena investir nisso e tenho um exemplo em casa que é o meu pai. Resolvi que queria algo mais para mim e vi essa chance estudando para ter um cargo na administração pública”, afirmou a jornalista. Ela colocou ainda que sente falta de “bons concursos no estado”.

 

Sobre a rotina de estudos, Walnísia contou que fez cursinho em março e quando as aulas terminaram começou a buscar material na Internet que a pudesse ajudar a ter êxito nas provas. “O cursinho é muito importante, mas tem que estudar em casa, as horas dedicadas ao estudo com certeza terão o efeito esperado. Cursinho não passa ninguém”, finalizou Walnísia.

 

De acordo com a coordenadora do Alagoas Cursos, Lucrécia Falcão a maratona dos concurseiros já começou em Maceió e em Arapiraca, onde a prefeitura lançou nesta segunda- feira (04), o edital para o concurso de nível médio e superior. Ela informou que são aguardados os concursos para o Tribunal de Justiça, Ministério Público, INSS, Polícia Militar e prefeitura de Maceió.

 

“Já abrimos turmas específicas para o concurso do Ifal, que prevê 60 vagas para nível médio, com possibilidade de chamar mais aprovados, além dos cargos para nível superior. As disciplinas são raciocínio lógico, português, informática e conhecimentos administrativos. Não estamos dando aula de conhecimentos específicos para nível superior, porque são muitos cargos como assistente social e arquiteto”, explicou.


Lucrécia informou que muitas pessoas começaram a se preparar desde o início do ano, aguardando o lançamento dos editais, lembrando que para o concurso da Petrobrás não foram criadas turmas, porque são cargos específicos de nível técnico. “Temos turmas para a Polícia Militar e agente de trânsito da prefeitura de Maceió, tanto na capital quanto em Arapiraca, que começaram em junho e duram cinco meses. Só no INSS 600 pessoas devem se aposentar este ano e há também um plano de extensão, pois foram construídas várias agências que estão sem funcionários”, ressaltou.



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 11
Notícias Agora
Google News