30/04/2024 13:15:15

Saúde
05/07/2011 20:33:54

MS faz recomendações sobre Câncer do colo do útero


MS faz recomendações sobre Câncer do colo do útero
Saúde da Mulher

Com alagoas24horas // Fonte o globo

 

O Ministério da Saúde anunciou oficialmente na última segunda-feira as novas diretrizes para controle do câncer do colo do útero, o segundo tipo de câncer mais comum entre pacientes do sexo feminino no país. A partir de agora, as mulheres deverão fazer o exame ginecológico preventivo até os 64 anos de idade, com repetição a cada três anos, caso os dois primeiros resultados anuais tenham sido considerados normais.

A medida tem como objetivo garantir a realização do exame a um número maior de mulheres pelo sistema público de saúde. Além disso, um programa de qualificação de ginecologistas, em desenvolvimento e implementação desde 2006, visa promover maior adesão às novas recomendações. Hoje, 12 estados já têm representantes capacitados.

Atualmente, o controle do câncer de colo do útero no Brasil integra as ações prioritárias do Ministério da Saúde. Segundo o órgão, serão investidos nos próximos três anos cerca de US$ 5 bilhões de dólares neste tema. O governo não descarta a adoção da vacinação como uma das formas de prevenção.

O anúncio foi feito durante a abertura da 14ª edição do Congresso Mundial de Colposcopia e Patologia Cervical, no Rio de Janeiro. A revisão das regras foi feita por um grupo de especialistas, que identificaram as alterações necessárias. Definidas as novas recomendações, o texto final foi submetido durante 30 dias a uma consulta pública.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 50
Notícias Agora
Google News