29/04/2024 22:23:26

Saúde
02/07/2011 16:01:32

Governo adota medidas contra possível surto de coqueluche no Sertão de Alagoas


Governo adota medidas contra possível surto de coqueluche no Sertão de Alagoas
Ilustração

Com paineldenoticias // Fonte ascom sesau

 

O surto de coqueluche em Jaramataia está controlado desde o início de junho. A coordenadora do Núcleo de Doenças Imunopreveníveis, Claudeane Nascimento, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), informou, na tarde desta sexta-feira(1º), que todas as medidas foram adotadas desde o surgimento do primeiro caso, ocorrido no último mês de março. Ela explicou que está aguardando o resultado do inquérito vacinal para identificar os motivos que acarretaram o surgimento dos casos.
 
Segundo Claudeane Nascimento, foram identificados 41 casos de coqueluche suspeitos. Desse total, 20 deram positivo. O primeiro paciente identificado com a doença foi uma criança de dez meses. Após receber a informação, a coordenadora explicou que uma equipe técnica foi ao município, onde fez o bloqueio vacinal seletivo com as vacinas Tetra e DTP. A equipe também  distribuiu 1.200 comprimidos de eritromicina e 200 vidros de eritromicina suspensão, para tratamento de todos os casos suspeitos.
 
Ela informou ainda que, após todo o bloqueio montado e distribuição de medicamento, os técnicos continuaram fazendo o monitoramento, até o início de junho. Para a coordenadora, o trabalho realizado desde o surgimento do primeiro caso foi fundamental para evitar que ocorresse disseminação para municípios vizinhos a Jaramataia.
 
A coordenadora finalizou dizendo que só terá conhecimento das causas que levaram o município a apresentar casos de coqueluche após o resultado do inquérito vacinal, que deve sair nos próximos dias.




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 50
Notícias Agora
Google News