28/04/2024 21:01:35

Municípios
02/07/2011 01:49:29

Cidade do Sertão alagoano registra surto de coqueluche


Cidade do Sertão alagoano registra surto de coqueluche
Ilustração

Com ojornal-al // Com Sucursal

 

A cidade de Jaramataia foi atingida por um surto de Coqueluche, uma doença infecciosa altamente contagiosa que atinge o trato respiratório e causa intensa bronquite. Até ontem, 44 pessoas foram internadas, sendo que 20 foram confirmados como casos da Coqueluche, número considerado elevado, com base no número de habitantes.

 

Segundo a coordenadora do Núcleo de Doenças Imunopreviníveis, Claudeane Nascimento dos Santos, é comum as pessoas leigas confundirem Coqueluche com uma virose ou uma gripe. “Ela é caracterizada por uma tosse mais prolongada e seca, além do chamado guincho respiratório, além de febre não elevada”, explicou a coordenadora.

 

A maioria dos casos em Jaramataia foi registrado em crianças de um a quatro anos. A única forma de tratamento é a vacinal. “Além disso, recomendamos que, após a confirmação da doença, a pessoa seja isolada, pois a transmissão acontece através da saliva e só para de acontecer dois dias quando o tratamento, a base de remédios, é finalizado”, frisou Claudeane.

 

Após o surto, que pegou de surpresa a equipe da secretaria municipal de saúde, houve uma verdadeira mobilização para conter o avanço da Coqueluche. “Realizamos o bloqueio vacinal em toda a cidade e promovemos a capacitação dos nossos profissionais da Atenção Básica. Também renovamos a estoque de comprimidos e remédios”, explicou.

 

O período de incubação é de seis a vinte e um dias. As complicações mais frequentes incluem convulsões, pneumonias, encefalopatias e morte. A taxa de mortalidade é mais elevada até o segundo mês de vida diminuindo gradativamente até um ano de idade. Na maioria dos casos o diagnóstico é baseado em evidências clínicas.

 

Uma equipe do Ministério da Saúde já iniciou um levantamento para saber as reais causas do surto de Coqueluche no município. “Só após a conclusão dessa pesquisa nós poderemos adotar outras medidas aqui na cidade”, concluiu Claudeane Nacimento.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 45
Notícias Agora
Google News