27/04/2024 12:46:33

Justiça
14/06/2011 09:51:58

Cidades alagoanas sem provedor de internet preocupam TRE


Cidades alagoanas sem provedor de internet preocupam TRE
Divulgação

Com maceioagora //

 

Quando concluir a coleta de dados biométricos dos mais de 2 milhões de eleitores alagoanos, a Justiça Eleitoral ainda terá que resolver um problema que deverá dar dor de cabeça aos técnicos do Tribunal Regional Eleitoral. A falta de provedores de internet em alguns municípios. Além de identificar o eleitor pela impressão digital, o sistema biométrico envia os dados da votação on line para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Prevendo a dor de cabeça, o presidente do TRE, desembargador Orlando Cavalcante Manso, já articula a colaboração do Tribunal de Justiça.

 

“Realmente temos esse problema que é grave, e que precisaremos resolver. Tem cidades onde não existe provedor de internet ainda, e o sistema de votação é on line. Não sei dizer quantos municípios têm esse problema, mas tudo isso está sendo analisado. Mas estamos articulando a ajuda do Tribunal de Justiça, que poderá nos ajudar, pois o Poder Judiciário já conta com uma estrutura muito boa nesse sentido”, disse Manso.

 

Apesar dos obstáculos, o  desembargador Orlando Manso diz que a biometria alcançará os  102 municípios. Para Manso, o novo sistema oferece uma garantia de 100% de segurança na identificação do eleitor. “Eleitor defunto não vota mais”, disparou.

 

“A segurança na identificação é de 100%. Finalmente conseguimos um sistema que garante essa segurança. Não tem como alguém votar no lugar do outro. Agora defunto não vota mais”, disse o desembargador, lamentando que o sistema só não evita a compra de votos.

 

“Antes quando passava das 16 horas havia um risco de os mesários mal-intencionados aproveitarem o final da votação e votarem no lugar dos faltosos. Agora isso vai acabar.  Só o que não impede é a compra de votos, pois isso não depende de identificação”, concluiu Manso.

Em 2010 o sistema biométrico foi utilizado experimentalmente em 11 municípios: Barra de Santo Antônio, Jaramataia, Poço das Trincheiras, Chã Preta, Rio Largo, Branquinha, Igaci, Quebrangulo, São Miguel dos Milagres, Coité do Nóia, Maribondo.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News