01/05/2024 08:59:27

Saúde
13/06/2011 16:11:50

Simpósio traz grandes nomes da Cardiologia a Maceió


Simpósio traz grandes nomes da Cardiologia a Maceió
Dr. José Wanderley é um dos organizadores do evento

Com alagoas24horas //

 

Na próxima sexta-feira, 17 de junho, a partir das 8h, Maceió sedia o Simpósio Internacional de Revascularização Cirúrgica do Miocárdio, reunindo em Alagoas grandes nomes da área na medicina nacional e internacional.

O simpósio, cujo um dos organizadores é o cardiologista José Wanderley Neto, acontece no Centro de Estudos da Santa Casa de Misericórdia de Maceió e terá como convidado de honra o médico Domingos Souza, brasileiro radicado na Suécia.

Também participam do evento os médicos cardiologistas Fábio Jatene (SP), Walter Gomes (SP), José Teles de Mendonça, Ricardo Lima (PE) e Oscar Reis Brito (RJ).

Entre os temas abordados durante o simpósio, em conferências e mesas redondas, estão: Revascularização Miocárdica – Guidelines das sociedades européia de cardiologia e cirurgia cardíaca (Heart Team); Revascularização com safena no Touch; Enxertos arteriais – Análise crítica; Cirurgias de reconstrução ventricular; Revascularização do miocárdio sem CEC; Revascularização miocárdica versus stents; e Cuidados pós-operatórios com pacientes revascularizados e dos enxertos.

Os médicos Walter Gomes e Domingos Souza ministram ainda, respectivamente, as conferências Revascularização do miocárdio (com e sem CEC) e Safena no Touch – a técnica cirúrgica.

“A cirurgia das coronárias é um tratamento consagrado para casos graves de obstrução das coronárias, capaz de prolongar a vida, prevenir o enfarte e melhorar os sintomas”, disse o médico José Wanderley, ao frisar a importância do simpósio realizado em Maceió.

Ele explicou ainda que, uma pesquisa iniciada pelo professor Domingos Souza, brasileiro radicado na Suécia, pode mudar para melhor a cirurgia de ponte de safena. A técnica, denominada “No Touch”, será apresentada durante o Simpósio.

Domingos Souza estará em Alagoas, a convite do Instituto de Doenças do Coração de Alagoas entre os dias 13 e 17 de junho, demonstrando a técnica que poderá ser implantada no País.

“Além de revisar o assunto, nosso objetivo é organizar um estudo brasileiro para comprovar as vantagens do novo procedimento, fruto do trabalho de um ilustre brasileiro radicado na Suécia”, finalizou José Wanderley.


 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 1
Notícias Agora
Google News