26/04/2024 20:15:26

05/10/2007 00:00:00

Política


Política

Os deputados que deixaram seus partidos antes do entendimento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre a fidelidade partidária conseguiram nesta quinta-feira (4/10) manter os mandatos. A decisão é do STF (Supremo Tribunal Federal), que entendeu ainda que o mandato pertence aos partidos, e não aos parlamentares. Porém, para garantir a segurança jurídica do país, a maioria decidiu que a nova interpretação só é válida àqueles que trocaram de partido após 27 de março deste ano, quando o TSE se manifestou sobre o tema.

Foram quase nove horas de sessão na qual o Supremo julgou mandados de segurança do PSDB, DEM e PPS, que tentavam reaver os cargos de deputados que migraram de legenda após as eleições de 2006. Com a decisão, apenas a deputada Jusmari de Oliveira (BA) corre o risco de perder o cargo. Segundo os ministros, para garantir sua ampla defesa, a decisão final cabe ao TSE.

Fidelidade partidária
Oito ministros entenderam que o mandato não pertence ao parlamentar, e sim, aos partidos, conforme a última orientação do TSE: Celso de Mello, Cármen Lúcia, Ayres Britto, Menezes Direito, Cezar Peluso, Gilmar Mendes, Marco Aurélio de Mello e Ellen Gracie. Conforme os ministros, entretanto, só pode perder o mandato aquele que trocou de partido após 27 de março de 2007, data da manifestação do tribunal eleitoral.

A decisão do Supremo refere-se apenas aos 23 deputados citados nos mandados de segurança, mas abre precedente para casos semelhantes. “Toda decisão é declaratória”, diz Cezar Peluso. Desde outubro de 2006, 46 parlamentares trocaram de partido. Para as próximas eleições municipais, o prazo para troca de partidos acaba nesta sexta-feira (5/10).

Fidelidade Partidária x Tempo
Cada relator apresentou seu voto relativo ao mandado de segurança para o qual foi designado, para que os outros membros da Corte decidam se seguem o entendimento.

Cármen Lúcia defendeu a fidelidade partidária, mas considerou que o candidato deve ter direito à ampla defesa, no caso, perante a Justiça Eleitoral. Por isso, concedeu a segurança parcialmente, apenas para que a deputada Jusmari de Oliveira (BA), que saiu do DEM após o resultado da consulta sobre o tema feita no TSE possa perder o cargo. A decisão final caberia ao TSE.

A ministra seguiu entendimento do outro relator, ministro Celso de Mello, primeiro a proferir o voto, de que o Supremo deve garantir a segurança jurídica no país. Por isso, não pode cassar o mandato de infiéis que abandonaram seus partidos amparados na legislação vigente até então.

Celso de Mello, em pedido do PSDB, classificou a infidelidade partidária de "desvio ético", mas analisou o caso específico do partido. Assim, manteve os cargos dos infiéis tucanos.

Eros Grau, com base em outra interpretação, também negou o pedido do PPS. “Não estamos para decidir sobre o instituto da fidelidade partidária, e sim, se o impetrante pode obter a perda do mandato daquele deputado que cancelou sua inscrição e se transferiu para outro partido”, acredita Eros Grau. “Não vejo como, na qualidade de guardião da Constituição, conceder a segurança”, concluiu.

Votos
Seguindo o entendimento dos relatores, votaram no mesmo sentido os ministros Carlos Alberto Direito, Celso de Mello, Cármen Lúcia, Cezar Peluso e Gilmar Mendes. Eros Grau, Ricardo Lewandowski e Joaquim Barbosa negaram integralmente todos os mandados.

Abrindo divergência, o ministro Carlos Ayres Britto votou por conceder a ordem nos três mandados de segurança. “Reconheço a presença de direito líquido e certo nos três mandados, evidenciados por prova pré-constituída”, afirmou. Ele também considerou que a fidelidade partidária deve ser considerada a partir de 2007, início da atual legislatura. O voto foi seguido por Marco Aurélio de Mello.

A presidente do STF, Ellen Gracie, também apresentou voto, por se tratar de matéria constitucional. Sobre a infidelidade partidária, ela afirmou: “Muda o resultado das urnas fora das urnas”. Contudo, também entendeu que a decisão é válida apenas a partir de 27 de março. Ela decidiu “determinar ao presidente da Câmara dos Deputados que faça remessa ao TSE dos pedidos dos partidos, para que os parlamentares tenham direito à ampla defesa naquele tribunal.”

Pedido
Os partidos foram ao Supremo para que fosse declarada a vacância dos cargos dos 23 infiéis e determinada a posse dos suplentes. O pedido já havia sido negado pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), que não declarou a vacância, fundamentado na falta de amparo na Constituição Federal e no Regimento Interno da Câmara.

Os partidos, então, recorreram ao Supremo após manifestação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na Consulta 1398. No dia 23 de março deste ano, o tribunal eleitoral entendeu que os mandatos pertencem aos partidos e que os cargos deveriam ser devolvidos. A decisão final, contudo, coube ao Supremo por se tratar de matéria constitucional.


por Ultima Instância



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News