30/04/2024 12:42:14

16/01/2011 22:35:06

Procissão do ‘Mastro’ reúne milhares de Fiéis em União


Procissão do ‘Mastro’ reúne milhares de Fiéis em União
Santa Maria Madalena


Da Redação // joão paulo farias (repórter colaborador)

 

Na tarde deste domingo (16), por volta das 16:30hrs, uma procissão marcou o inicio dos festejos à padroeira dos católicos de União dos Palmares, Santa Maria Madalena.

Um mastro (madeira roliça de eucalipto doada por agricultores da região conforme a tradição) que este ano mede 21 metros de altura foi conduzido por fiéis desde o inicio da Rua Juvenal Mendonça na periferia da cidade até a Praça Basiliano Sarmento onde se ergue a Igreja Matriz  num percurso estimado em 3,5 km. O cortejo foi acompanhado por cerca de 10 mil pessoas, segundo estimativa da PM local.

A tradicional festa que completa 176 anos ininterruptos é uma dos maiores festejos do seu gênero do interior de Alagoas, haja vista a crescente Fé do povo que afirma alcançar “graças” junto à santa (pedidos os mais diversos precedidos de orações) os quais agradecem de várias formas durante as procissões de hoje e do próximo dia 02 de fevereiro, quando a festa se encerra.

O momento marcante deste evento religioso é o erguimento do mastro a muque (movido à força humana) em frente á Igreja Matriz, onde a tensão e a emoção são visíveis nos olhos das pessoas que em meio a fogos de artifício erguem orgulhosamente o mastro e dizem ter cumprido a sua “obrigação” junto á Santa.

Os festejos a Santa Maria Madalena, tem duração de 11 dias começando oficialmente neste próximo domingo (23), com a procissão luminosa da bandeira e encerrando dia 03 de fevereiro, com o descerramento da bandeira. Tendo como dia “máximo”, 02 de fevereiro, dia consagrado a padroeira do município.

 

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 50
Notícias Agora
Google News