07/10/2024 00:20:55

Geral
21/01/2023 23:00:00

MPF apura esquema de "fura-filas" no sistema de saúde de Maceió


MPF apura esquema de

O Ministério Público Federal promoveu reunião com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para discutir sobre o sistema de marcação de exames e consultas disponibilizado para a população de Maceió/AL usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos objetivos do encontro foi esclarecer se as ferramentas utilizadas possuem algum mecanismo capaz de impedir a manipulação das filas de espera.

A reunião, conduzida pela procuradora da República Niedja Kaspary, ocorreu no âmbito do Procedimento Administrativo nº 1.11.000.000436/2021-01, instaurado para apurar diversas denúncias de pacientes que alegavam que usuários dos serviços de saúde ofertados pelo Município conseguiam “furar” a fila de espera. Antecedendo a reunião, o MPF havia oficiado à SMS para requisitar informações acerca do gerenciamento e o controle da fila de espera, questionar se no momento da marcação é gerado algum documento que comprove a data do agendamento, e entender qual era a forma que o Município procedia para a devida fiscalização.

Em resposta ao ofício, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o Centro Integrado de Gestão em Saúde (Cegis) acompanha a situação das filas de espera em tempo real, através de um portal de informações consolidadas; e que no momento da marcação o paciente recebe um documento com dados do agendamento, como dia, hora, local, procedimento, chave de identificação e um QR Code.

Já na reunião, o MPF questionou quais ações são efetivadas pela gestão municipal para garantir a idoneidade no ordenamento das filas de espera, bem como quais eram os mecanismos utilizados para oferecer transparência aos pacientes.



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 42
Google News