19/12/2025 16:05:38

Atualidade
19/01/2023 21:00:00

Moradores temem perder plantação com aumento da vazão do São Francisco

Produtores de arroz de Penedo relataram a preocupação após a elevação do rio; região conhecida como Prainha já está alagada

Moradores temem perder plantação com aumento da vazão do São Francisco

Os municípios alagoanos que estão às margens do Rio São Francisco receberam um sinal de alerta para a possibilidade de uma enchente programa, já que a vazão do rio atingiu a marca dos 4 mil metros cúbicos por segundo (m³/s), o que significa cerca de oito vezes a medida considerada normal. A cheia da bacia é uma das preocupações dos produtores, que temem o alagamento dos locais de plantio.

A situação dos penedenses está sendo monitorada pela Defesa Civil Municipal, que visitou os povoados com risco de inundação. A ação iniciou nas localidades de Catrapó e Marizeiro, nessa terça-feira (17).

Durante a visita, segundo Marcondes Marinho, integrante da Defesa Civil de Penedo, os moradores que plantam arroz relataram que estão preocupados com a possibilidade de perder a safra, já que alguns locais da cidade, como a região chamada de Prainha, na área urbana, está alagada.

Moradores relataram a preocupação para a Defesa Civil de Penedo - Foto: Deywisson Duarte, Felipe Cavalcante e Kim Emmanuel

Por lá, de forma preventiva, os comerciantes do espaço público já retiraram os eletrodomésticos e móveis dos pontos de venda de bebidas e comida.

“Estamos monitorando esses locais que historicamente são afetados por enchente e o panorama em Penedo é de situação sob controle. A nossa preocupação agora é com banhistas porque a correnteza está muito forte, o que aumenta o risco de afogamentos, fora o aumento da presença de espécies de cobras próximas das margens”, afirmou o Coordenador da COMDEC Penedo, Geraldo Sabino.

Atualmente, o monitoramento do nível do rio, que está sendo feito pela Defesa Civil de Penedo, aponta para o aumento de cerca de 1,90m. Além disso, a oscilação da maré, a partir da foz, já não tem mais influência na cidade, o que é outra consequência da maior liberação de água na região do Baixo São Francisco.

gazetaweb