28/06/2024 07:08:13

Guerra
05/01/2023 19:00:00

Putin autoriza primeiro cessar-fogo desde o início da guerra

'Trégua' será entre os dias 6 e 7 de janeiro, quando é comemorado o Natal ortodoxo; Putin disse ter seguido orientação de patriarca da Igreja Ortodoxa russa


Putin autoriza primeiro cessar-fogo desde o início da guerra

presidente da Rússia, Vladimir Putin , anunciou, nesta quinta-feira (5), o primeiro cessar-fogo desde que o início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro do ano passado . As tropas russas não irão atacar por 36 horas, a partir do meio-dia de amanhã, dia 6, até o dia 7 — quando é celebrado o Natal ortodoxo .

Grande parte da população da  Rússia e  Ucrânia é adepta ao cristianismo ortodoxo, ou seja, não comemora o Natal em 25 de dezembro, já que o calendário das celebrações religiosas é diferente.

Em comunicado,  Putin disse ter seguido orientação do patriarca da Igreja Ortodoxa russa , Cirilo, que é aliado político do mandatário. 

"A partir do fato de um grande número de cidadãos de fé ortodoxa moram nas áreas das hostilidades, pedimos ao lado ucraniano para declarar um cessar-fogo e permitir a eles participar dos serviços na véspera e no dia do Natal", afirmou Putin .

Ele, ao anunciar a medida, sugeriu que Kiev também aderisse ao cessar-fogo. A Ucrânia , por outro lado, rejeitou a sugestão e a considerou "hipocrisia".

Nas redes sociais, o assessor presidencial ucraniano Mikhailo Podoliak afirmou que a proposta de Cirilo era "uma armadilha cínica e elemento de propaganda".

ultimosegundo.ig.com.br



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 396
Notícias Agora
Google News