19/12/2025 16:15:27

Mundo
31/12/2022 04:00:00

Justiça do Mali condena 46 soldados marfinenses detidos no aeroporto de Bamako a 20 anos de prisão

Justiça do Mali condena 46 soldados marfinenses detidos no aeroporto de Bamako a 20 anos de prisão

A justiça do Mali condenou 46 soldados da vizinha Costa do Marfim que foram detidos no aeroporto de Bamako em Julho, depois de terem sido acusados pela junta militar de serem "mercenários", a 20 anos de prisão.

O Tribunal de Recurso de Bamako também condenou os arguidos ao pagamento de uma multa de dois milhões de francos pelos crimes de ataque ao governo, ataque à segurança do Estado e transporte de armas ou munições com o objectivo de "perturbar a ordem pública".

 

O sistema judicial do Mali condenou também três soldados marfinenses libertados da prisão em Setembro passado à morte pelos mesmos delitos, mas na ausência, de acordo com o portal de notícias aBamako.

A Costa do Marfim alegou que os soldados estavam no Mali "como parte das operações logísticas dos elementos de apoio nacional" da Missão Multidimensional de Estabilização Integrada das Nações Unidas no Mali (MINUSMA).

Por seu lado, o porta-voz da MINUSMA, Olivier Salgado, disse que os soldados detidos "não faziam parte de um dos contingentes da MINUSMA". "Estes soldados têm estado destacados no Mali há anos como parte do apoio logístico em nome de um dos nossos contingentes", sublinhou.

Fonte: (EUROPA PRESS)

msn