07/10/2024 10:36:41

Mundo
29/12/2022 00:00:00

ONU pede que Afeganistão libere o acesso das mulheres aos estudos

ONU pede que Afeganistão libere o acesso das mulheres aos estudos


ONU pede que Afeganistão libere o acesso das mulheres aos estudos

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, voltou a cobrar nesta quarta-feira (28) o  governo do Afeganistão para revogar as medidas que impedem que as mulheres frequentem o ensino médio e as universidades do país.

"As últimas restrições impostas pelos talibãs sobre emprego e instrução de mulheres e jovens são injustificáveis violações dos direitos humanos e devem ser revogadas", disse o líder da ONU.

Para Guterres, as "ações para excluir e calar as mulheres e as jovens continuam a causar imensos sofrimentos e graves golpes ao potencial do povo afegão".

A decisão de proibir que as afegãs frequentem universidades foi anunciada há cerca de uma semana pelo ministro da Educação, Neda Mohammad Nadim, e ocorreu pouco tempo depois da proibição delas irem para o estudo secundário.

Mas, desde que reassumiram o poder, no fim de agosto de 2021, o grupo extremista que controla o país vem retirando direitos delas adquiridos durante os 20 anos de ocupação liderada pelos Estados Unidos, como a possibilidade de estudar e trabalhar, além de impor regras rígidas de vestimenta.

Segundo dados de agências da própria ONU , o Afeganistão perde cerca de US$ 500 milhões por ano em sua economia por conta dos bloqueios contra as mulheres - sem contar os danos para as gerações futuras.

ultimosegundo.ig.com.br



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 42
Google News