01/07/2024 17:28:51

Economia
20/12/2022 00:00:00

Cerveja mais cara no verão de Alagoas

Governo de Alagoas vai deixar a cerveja mais cara com aumento de imposto


Cerveja mais cara no verão de Alagoas

Em projeto (PL nº 1066/2022) enviado à Assembleia Legislativa na última semana, o Governador Paulo Dantas (MDB), pretende aumentar em 2 pontos percentuais a alíquota do imposto do ICMS para bebidas alcoólicas no estado.

A atual alíquota, em 27%, será de 29%, consolidando-se como uma das maiores cargas tributárias do Nordeste. A expectativa é de aumento de um terço no preço final da cerveja para os consumidores e impactos de desaceleração de empregos nos setores de bares, restaurantes, hotéis, turismo, eventos e bebidas, um dos mais afetados pela pandemia e que começa a dar sinais de recuperação. Estima-se que somente a cadeia produtiva do setor da cerveja gere cerca de 25 mil empregos diretos, indiretos e induzidos em Alagoas.

O resultado não poderá ser outro: em pleno verão e alta temporada de turistas no estado, quem vai pagar a conta é o povo alagoano, que teve como promessa do novo governo federal eleito, “a volta das reuniões em família, com um churrasquinho e uma boa cerveja gelada”.

Associação Brasileira de Cerveja Artesanal - ABRACERVA

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes -- ABRASEL

Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação -SINDHAL

Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja -- SINDICERV

Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH

real deodorense



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 397
Notícias Agora
Google News