Poucas coisas são mais inconvenientes que problemas de sinal e velocidade da internet. O mau funcionamento da conexão com o grande ambiente de trabalho e entretenimento dos nossos tempos é de onde vem um bom número de situações potencialmente estressantes. Sendo assim, o Showmetech preparou este guia para ajudar você a entender melhor como está funcionando sua conexão e o que é possível fazer para melhorá-la.
É essencial entender bem o que pode estar atrapalhando seu aparelho Wi-Fi ou mesmo o seu dispositivo de uso, e, principalmente, saber o que pode ser feito para melhorar a situação: de ações simples até o investimento em bons equipamentos. Confira em detalhes como lidar com essa questão.
O primeiro passo é entender como está a conexão, sua velocidade e se o mau funcionamento de um determinado site é um problema vindo do seu sinal e aparelhos ou do próprio sítio em questão. A pergunta inicial “minha internet está funcionando?” pode ser respondida através do site ismyinternetworking. Basta abrir o endereço em seu navegador e receber um quadro geral da conexão.
Além de um acesso rápido ao nosso endereço de IP, também é possível já ter uma boa noção da latência (ping) e se existe atraso (lag) da nossa conexão em enviar e receber dados. Valores abaixo de 50 e principalmente 30ms são considerados bons, os entre 50-100 aceitáveis e funcionais, e qualquer coisa acima de 150 já indica problemas.
Para testar a velocidade, uma das opções é o Speedtest. Aqui você terá um retorno sobre a latência (ping) e também acerca das velocidades de download e upload. Nesse ambiente é possível analisar o quanto você está recebendo da velocidade contratada junto à provedora. É sempre uma boa ideia usar outros sites como o Fast e o MinhaConexão para comparar os resultados. Não deixe de conferir nosso post com mais dicas para realizar o teste de velocidade.
Já para checar se o problema é com algum site que você está tentando acessar, uma possibilidade é o isitdownorjust.me. Basta colocar a URL (endereço) do site e identificar se há um problema ali ou não. Muitas vezes há algum problema de conexão com o site mesmo quando este está funcionando normalmente. No caso de problemas como o 304 ou 404, talvez uma limpeza de cache ajude. Para realizá-la, siga os passos a seguir:
No caso do diagnóstico de velocidade e latência não ser lá tão favorável, existe um punhado de boas medidas para tentar melhorar sua conexão com a internet. Das mais simples até as menos óbvias, é possível que alguma delas seja diferencial para a atividade que você está tentando realizar no momento fluir melhor.
Não é necessário estar sempre ao lado do roteador, mas a distância e os obstáculos entre ele e seu dispositivo são fatores cruciais, pois paredes muito espessas podem atrapalhar. Se possível, teste a posição de seu roteador em relação aos lugares que você mais usa seu notebook ou celular.
Os aparelhos disponibilizados pela própria provedora não costumam ser as melhores opções. É uma boa ideia buscar outros aparelhos, principalmente aqueles com a tecnologia mesh. Roteadores deste tipo criam uma espécie de conexão única entre o sinal e cada aparelho, limpando o engarrafamento no uso de um mesmo sinal. Já separamos de forma detalhada uma lista com as melhores sugestões, como o Google Nest Wifi, TP Link Deco X20 e Asus ZenWiFi AX (XT8)
Em muitos momentos, uma lentidão pode ser resolvida com um reiniciamento simples: basta desligar o roteador no botão, esperar alguns segundos e ligá-lo novamente. Para um reiniciamento ainda simplificado, porém, mais eficiente, desligue o roteador, retire-o da tomada e aguarde cerca de 30 segundos, isso fará com que ele tenha um reboot simples.
Muitas vezes não percebemos, mas alguns aplicativos utilizam um bom tanto de memória e de banda da conexão. Deixá-los abertos sem necessidade pode ser um fator central na lentidão da internet. Para ter certeza se algum destes está atrapalhando o desempenho, basta ir no gerenciador de tarefas. Nele é possível ver o uso tanto de memória quanto de rede e a partir daí optar por encerrar programas e aplicativos ociosos que estão afetando a velocidade do aparelho e da conexão.
É possível que seu dispositivo não tenha uma memória RAM tão robusta, ou mesmo a indicada para um funcionamento estável do sistema operacional. Este é um problema mais comum do que parece, até pelo fato de que temos o costume de apenas suspender o aparelho. Muitas vezes desligar e reiniciar o computador ajuda a deixar programas e navegação mais eficientes.
Ainda nessa conversa sobre memória RAM, é possível que a lentidão da conexão venha desse fator. Isso costuma afetar e ser afetado pelo navegador e as extensões instaladas nele. Acesse esse ambiente clicando no ícone que lembra uma peça de quebra-cabeças no topo do navegador, ao lado direito. Se ele não estiver ali, selecione o menu no mesmo local e procure por extensões; é possível que você precise selecionar “mais ferramentas”. Opte por “gerir extensões” e exclua as que você não tem usado.
Por conveniência, costumamos deixar os dispositivos sempre em uma mesma frequência. Entretanto, caso você esteja enfrentando lentidão, é uma boa ideia alterar entre as frequências 2.4GHz e 5GHz. No menu da conexão sem fio é possível ver as opções. Elas irão possuir o mesmo nome, mas um indicativo ao lado: por exemplo “redecasa” e “redecasa 5G”. Troque a sua frequência e faça o teste de velocidade novamente. Existe uma tendência geral de que a frequência 5GHz é a mais indicada para celulares, computadores e consoles de videogame.
Procure o “gerenciador de dispositivos” de seu aparelho. Na opção “adaptadores de rede” você poderá encontrar o driver de rede e, se necessário, atualizá-lo.
Talvez sua conexão ainda não chegue em um mundo ideal, mas com essas dicas simples e efetivas há uma boa chance de que as tarefas do cotidiano sejam realizadas com mais eficiência. Para soluções mais robustas, reforçamos a importância de investir em bons aparelhos roteadores, ou mesmo no cabeamento direto.
Fontes: Avast, ismyinternetworking
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